| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 31/10/2016 15:54:01
Acadêmicos de Medicina da Univás conquistam três prêmios em Congresso Internacional

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) deram exemplo de superação de barreiras e conseguiram três expressivas premiações no 26º Fórum Científico - Congresso Internacional de Ciências Cardiovasculares, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Belo Horizonte. "Concorrendo com dezenas de trabalhos de outros alunos e profissionais já formados, nós conseguimos três primeiros lugares em seis premiações existentes no evento Internacional. Foi surpreendente. É como se conquistássemos uma medalha de ouro nas Olimpíadas", comemora o aluno Lucas Ferrer.

Existem vários núcleos de profissionais espalhados globalmente que se dedicam à área de Ciências Cardiovasculares no Canadá, EUA, Inglaterra, Peru e Índia, por isso no Congresso, que é realizado anualmente e de forma itinerante, estavam presentes muitas entidades importantes. "Nós vislumbramos ali um espaço para apresentar dados do nosso Hospital Samuel Libânio e da nossa Universidade. Elaboramos nove trabalhos no total, sendo que três deles foram premiados. Os alunos se lançaram globalmente nesse mundo científico pois competiram com outros acadêmicos e até médicos já formados de vários países. A qualidade dos trabalhos trouxe respeito para nossa universidade pois competiram com instituições tradicionais. Os alunos superaram barreiras e vislumbram agora um horizonte muito mais amplo", conta o orientador, médico Alexandre Hueb.

Hueb sonha e deseja que o Congresso Internacional seja realizado em Pouso Alegre em um futuro próximo. "A gestão atual oferece tecnologia e estabilidade para que, nesse terreno fértil, possamos cultivar muito projetos, pesquisas, que vão culminar em muitos outros prêmios. Temos estrutura humana e tecnológica para um futuro promissor", destaca o médico.

O acadêmico Samuel Vitor Barbosa, que reativou a Liga de Cirurgia Cardiovascular, que foi um dos pilares para o resultado obtido, fala da importância dos orientadores Alexandre Hueb e Elias Kallás. "Recebemos os prêmios de Melhor Pesquisa Original de Cirurgia Cardíaca Clínica; Melhor Pesquisa Original de Cardiologia Cirúrgica e Melhor Pesquisa Original de Relato de Caso. O incentivo do Alexandre foi especial e fundamental. Ele e o professor Kallás são pessoas importantes demais nessa área e nos ajudaram muito", agradece o estudante.

Já o aluno João Paulo Luvizotto conta que ser premiado no Congresso foi muito valioso para todos acadêmicos. "Ter um reconhecimento desses é muito especial e um estímulo para continuarmos empenhados nesses trabalhos. Além disso, ter um professor e orientador como o Alexandre é um privilégio para poucos. Ele nos trata de igual para igual e está sempre de portas abertas pra nós. O respeito de todos no Congresso com ele e o Kallás foi surpreendente para nós acadêmicos".

Rodolfo Ferreira Faria explica que uma das pesquisas premiadas analisou as alterações anátomohistológicas da aorta em pacientes tabagistas submetidos à revascularização miocárdica. "O trabalho inédito na literatura médica faz uma análise histológica da aorta de paciente tabagistas e não-tabagistas quando são submetidos à cirurgia de revascularização. A pesquisa mostra que pacientes fumantes apresentam maior variação da parede da aorta e maior processo inflamatório", conta.

A aluna Eduarda Melo fez questão de explicar com detalhes a sua pesquisa mostrando seu empenho e disponibilidade para o trabalho. Ela fez um relato de caso de uma paciente de 28 semanas de gestação, que foi atendida no Hospital Samuel Libânio com sintomas de dispneia e uma saturação muito baixa de oxigênio. Os médicos tinham uma suspeita de tromboembolismo pulmonar. O procedimento utilizado com a anticoagulação por heparina salvou a vida da gestante e do filho. "Na Univás, o acadêmico tem à sua disposição bastante informação e a estrutura do Hospital. Nossos orientadores foram fundamentais. Essa premiação expressiva conta muito profissionalmente pra todos nós", disse Eduarda.A coordenadora científica da Liga, aluna Jamile Soares, entende que foi um momento único até agora na sua jornada acadêmica. "Esse prêmio foi um marco na minha trajetória acadêmica e agradeço, especialmente, nosso coordenador Alexandre Hueb que proporcionou esse momento fantástico pra mim e meus colegas", ressalta.

A Liga de Cirurgia Cardiovascular da Univás é formada por Alexandre Ciappina Hueb (Orientador) , Elias Kallás (Orientador), Samuel Vitor Barbosa (Presidente da Liga), Matheus Marcondes (Vice-presidente), Eduarda Melo (Secretaria), Raphael Dutra (Tesoureiro), Pedro Neves (Coordenação de eventos) e Jamile Soares (Coordenação Científica). Outros membros da Liga são Lucas Ferrer, João Paulo Luvizotto, Rodolfo Faria, Yulli Fernandes, Victor Rodrigues e Ronan Siqueira.