| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 01/11/2016 09:28:01
Abertura da 1ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade é realizada no Anfiteatro da Unidade Central

A abertura da 1ª Jornada de Inclusão e Acessibilidade da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 31 de outubro. O pró-reitor de Graduação, professor Guilherme Carrozza, que também é coordenador geral do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) fez um breve relato de todo trabalho feito na Universidade nos últimos anos. "Se estamos falando de inclusão, acredito que ela deveria existir para todos sem conceder privilégios. Incluir é sobretudo reconhecer as diferenças e respeitá-las sejam de que natureza for. A filosofia do trabalho do NInA é incluir sem excluir. Incluir e acessar diz respeito a qualquer um, a todo e qualquer aluno, professor e colaborador que merece viver num ambiente de diversidade, acima de tudo, com respeito ao próximo", declarou.

Para Carrozza, a jornada vem ao encontro a um dos objetivos do NInA que é propiciar espaços de discussões envolvendo universidade e comunidade que inspirem ações para um mundo mais justo, humano e agradável para todos. O evento aborda os temas "Inclusão" e "Acessibilidade". A primeira palestra da noite foi realizada pelo professor Peterson Beraldo de Andrade que abordou o tema "Ansiedade e depressão: A necessidade do Autoconhecimento para a existência". O público presente também acompanhou a palestra com o professor Marcos Antônio Batista, que falou sobre um tema muito atual: "Comportamento e/ou traços de personalidade em agressores e vítimas de bullying escolar".

No mesmo dia, foi realizada uma palestra sobre a "História de vida: Inclusão", com Marciléia Assis Toledo, que é especialista em Gerenciamento de Projetos, Master em Droga-dependência e militante da causa do Autismo. No final, um debate reuniu todos os presentes.

Programação
Nesta terça-feira, 1º de novembro, a jornada conta com a presença do pró-reitor Guilherme Carrozza e as atividades serão realizadas no Salão de Eventos da Unidade Fátima. A primeira palestra será realizada pelo arquiteto e urbanista Jander dos Santos Coutinho que fala sobre os "Desafios na adaptação de estruturas físicas existentes para pessoas com deficiência". A segunda palestra trata sobre "A importância do acesso à internacionalização do ensino e mobilidade estudantil" e será proferida pelo economista André Moreira Fauri. A administradora Gabriela Fernandes Rocha fala sobre o "Mercado de Trabalho" durante palestra que será realizada no mesmo dia, que também contará com debate entre todos os participantes.

NInA
A atual gestão da Univás, preocupada com todos os segmentos e demandas da sociedade, implantou o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA). Em maio deste ano, foi realizado o I Fórum para tratar do assunto com representantes de todos os setores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs). O Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que instituições de ensino do Brasil tem que dar condições para que as pessoas com deficiência, nos mais diversos aspectos, possam se inserir no ambiente de aprendizagem. "Desde que assumimos a gestão, estamos realizando trabalhos pontuais nesse aspecto, tanto com relação ao recebimento e inclusão da pessoa com deficiência, como também com relação ao acesso de nossos alunos à internacionalização e o mercado de trabalho, de maneira mais geral, por exemplo. Além disso, percebemos que seriam necessários realizar alguns trabalhos tanto de adequação de espaço físico quanto de capacitação dos colaboradores para poder receber e acolher de verdade as pessoas com algum tipo de deficiência", explica Carrozza.O NInA já vem atuando através de seis coordenadorias: Acessibilidade Física, Pessoa com Deficiência, Apoio Psicopedagógico, Direitos Humanos, Acesso à Internacionalização e Mobilidade Estudantil e Acesso ao Mercado de Trabalho.

Confira tudo sobre o NInA no link:
http://www.univas.edu.br/nina/