Data 04/11/2016 15:51:01
Filme "Falsete" é apresentado para acadêmicos e professores da Univás

O Núcleo de Pesquisa e Estudo de Bioética (Nupebi) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou a exibição do filme "Falsete", no Salão de Eventos da Unidade Fátima, na noite desta quinta-feira, dia 3 de novembro. O filme foi produzido pelo cantores Wolf Borges e Jucilene Buosi. "Na reunião do colegiado ampliado surgiu a ideia de trazer esses grandes artistas para nossa Universidade. Como trabalhamos muito com as representações mentais, a música capta muito bem o pensamento e o sentimento dos que vivem em nossa região. Esperamos que as pessoas, que assistam esse filme, visualizem esse conceito do que é ser sul-mineiro", conta o professor Marcos Antônio Batista, um dos organizadores do evento.

Wolf e Jucilene são idealizadores do filme "Falsete", que conta, inclusive com a presença do músico e professor da Univás, Marcos Mesquita Filho. "Essa atividade, mais que especial, discute um tema muito agradável para nosso aprendizado. Wolf e Jucilene são artistas consagrados com muitos trabalhos maravilhosos. São duas pessoas muito importantes na cultura sul-mineira, pois além de serem ótimos cantores e compositores são pessoas que movimentam a cultura na nossa região. Esse filme documentário é fundamental para o resgate da cultura da nossa região", elogiou o professor Mesquita.

Os dois produtores visitaram músicos, compositores e cantores da região, captando depoimentos e histórias sobre esse caldeirão musical do Sul de Minas.O filme é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio das empresas Fagor Ederlan, Pratica Produtos e Hipermercado Baronesa.

Confira trechos da entrevista com Jucilene Buosi

Ascom/Fuvs:
Na sua concepção, o que pode trazer de ensinamento e riqueza esse filme para os acadêmicos da Univás?

Jucilene Buosi:
Um fio condutor do filme é resgatar nossas origens. O curso de Bioética traz na sua essência essa preocupação de sair do global e entrar no regional, no pessoal, no individual. Nosso filme tenta motivar nas pessoas esse sentimento para aquilo que temos e somos, para que elas se reconheçam através da arte. As pessoas trazem um universo dentro delas e no nosso caso o universo musical. É uma oportunidade muito bonita de pensarmos a pessoa com a cultura que ela traz consigo.

Ascom/Fuvs:
Pouso Alegre pode ser considerada destaque nesse celeiro cultural do Sul de Minas?

Jucilene Buosi:
Pouso Alegre é uma terra muito fértil na arte e cultura, e, principalmente, na música. Temos uma especialidade muito grande de compositores e de uma seara bastante diversa e rica. Estar em Pouso Alegre, pra mim, é como voltar para casa, voltar para minhas origens e buscar novas canções, novas parcerias. Gostaria de conhecer mais artistas atuais da cidade, pois temos uma verve composicional em Pouso Alegre que não para.

Ascom/Fuvs:
Como foi realizado esse documentário sobre a música sul-mineira?

Jucilene Buosi:
Esse é o primeiro documentário musical sobre a produção do sul de Minas Gerais. Visitamos dez cidades-locações onde nos encontramos com 15 compositores. Coletamos histórias, causos, um pouco sobre a vida e a forma de composição de cada um e criamos esse filme chamado "Falsete".

Ascom/Fuvs:
Porque o filme recebeu o nome "Falsete"?

Jucilene Buosi:
Além de ser uma característica das vozes da nossa região (muito puxada pelo precursor que é o Milton Nascimento e muito cultuada por nossos intérpretes e cantores), o filme se chama "Falsete" porque mostra apenas nossa visão, nossa versão da história. Então, existem muitas formas de contar essa riqueza da música da nossa região.

Ascom/Fuvs:
Quais as músicas que estão no filme?

Jucilene Buosi:
Dos 15 compositores nós pegamos dez canções que permeiam o filme todo. O filme conta a história de uma pessoa procurando a sonoridade da sua região, a identidade musical, e por isso as canções entremeiam todo o documentário.

Ascom/Fuvs:
Como foi a participação do professor Mesquita no filme?

Jucilene Buosi:
O Mesquitão é sem dúvida nenhuma um dos grandes ícones da composição sul-mineira. A partir dele e do grupo Imbuia, que é referência musical dessa região descobrimos muitas características de regionalismo e ao mesmo tempo traços da música mundial. Ele universal sabendo tudo do nosso quintal. Isso é muito importante para o nosso filme que busca traços de diversidade na nossa cultura.

Próximo evento do Mestrado de Bioética
Outro evento com o tema "Bioética e a Defesa do SUS: Compromisso com a saúde e com a luta contra a desigualdade" será realizado no dia 10 de novembro, às 19h, no Salão de Eventos da Unidade Fátima.A organização é do Núcleo de Pesquisas em Bioética (NUPEBI) do Mestrado em Bioética da Univás e vai contar com a presença de um deputado federal. Um dos debatedores do evento é o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), professor Luiz Roberto Martins Rocha. Ele é professor do Mestrado em Bioética e do curso de Medicina da Univás e possui doutorado na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).