Data 07/11/2016 08:09:01
Curso de Ciências Biológicas doa mil e quinhentas mudas de árvores à população

Como vem acontecendo nos últimos três anos, a entrega de centenas de mudas de árvores nativas e frutíferas promovida pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi um sucesso. O evento foi realizado com a participação de acadêmicos e professores na praça Senador José Bento, na manhã desta sexta-feira, dia 4 de novembro.

A coordenadora do curso, professora Mirian Sáber explicou que o principal objetivo é conscientizar a população para preservação da natureza. "Hoje fizemos a doação de mil e quinhentas mudas, sempre lembrando da conscientização para o reflorestamento e de mantermos as árvores intactas em cabeceiras de rios e nascentes", conta.

Mirian ressalta também a importância da integração do aluno com a comunidade. "Aqui, os alunos conversa com a população sobre desmatamentos, a forma de cuidar da planta e qual muda é mais adequada para sua casa. Existem árvores que as pessoas plantam e não poderão ser cortadas. Então, os acadêmicos passam essas dicas e ensinamentos para as pessoas nesse trabalho de campo", esclarece a professora.

O cultivo das plantas nativas e frutíferas ajuda a população entender sobre a preservação das árvores. "As plantas que são distribuídas gratuitamente são cultivadas na Unidade de Fátima. Temos um viveiro de mudas na Univás. Hoje foram oferecidas mudas de árvores frutíferas como pitanga, acerola, graviola, abacate, Uvaia, além das nativas araucária, ipê, murta, araçá, falso pau-brasil, entre outras", conta.

Os próprios alunos cultivaram as mudas para doação. Eles fazem um cadastro das pessoas que recebem as plantas com endereços e espécies que serão levadas. Desta forma, eles ficam sabendo quais mudas mais requisitadas e preparam a doação do ano seguinte. O evento é organizado pelo professor Luís Fernando Albert, com a participação da coordenadora do curso Mirian Sáber, a professora Adriana Mendonça, e os técnicos Donizete e Ellen. Os participantes também aproveitaram para divulgar o vestibular da Univás, que acontece neste mês de novembro.