Data 07/11/2016 08:52:01
Curso de Farmácia da Univás realiza com sucesso Avaliação Integrada com 260 alunos

Estudantes com a responsabilidade e a segurança de saber que participam de um curso com nota excelente na avaliação do MEC. Assim, notamos, nos olhos atentos e sérios dos alunos, a importância da Avaliação Integrada 2016 no curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que foi realizada na noite desta sexta-feira, dia 4 de novembro. O objetivo da ação, que envolveu cerca de 260 acadêmicos, é promover uma maior interdisciplinaridade, utilizando a avaliação como um elo entre as disciplinas já estudadas no curso. "Estimulamos a capacidade interpretativa e dissertativa do acadêmico, assim como, orientamos para a realização de provas tradicionalmente aplicadas nas atividades profissionais escolhidas. Tal avaliação une conhecimentos gerais e específicos das disciplinas promovendo uma melhor compreensão sobre temas contemporâneos e gerais (visto que têm sido cobrados, de maneira recorrente, em processos seletivos diversos, concursos públicos e provas como o ENADE), bem como promover a fixação e a capacidade de interligar conhecimento em temas específicos da formação do futuro profissional farmacêutico", explica o coordenador do curso, professor Pythágoras de Alencar Olivotti.

Segundo ele, o curso de Farmácia da Univás busca ser o instrumento para o crescimento pessoal e profissional de seus estudantes. "Estamos sempre atentos e nos esforçando muito para oferecer um ensino, pesquisa e extensão de qualidade, direcionados para a formação de profissionais capacitados, críticos e cientes de suas responsabilidades sociais", ressalta Pythágoras.

Para o coordenador do curso de Farmácia, vários motivos justificam a aplicação da Avaliação Integrada. "Ela cria nos acadêmicos uma cultura de estudo mais ampla, considerando o conjunto de conhecimentos e habilidade adquiridos no decorrer do curso, e não apenas concentrando-se na disciplina que está sendo avaliada", defende. Ele ainda disse que a ação deve proporcionar um elo entre os vários componentes curriculares do curso uma vez que permitirá a elaboração de questões que unem conteúdos tratados em diferentes disciplinas. "A avaliação permitirá a constante prática e revisão de conhecimentos gerais e específicos do curso e um prévio conhecimento da linha de questionamentos utilizada em avaliações de nível nacional tais como ENADE, Concursos Públicos, dentre outros, fazendo com que ao se depararem com estas provas os acadêmicos não sintam tanta dificuldade em respondê-las", justifica Pythágoras.