| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 10/11/2016 11:52:01
Univás e HCSL realizam evento voltado para campanha "Coração na Batida Certa"

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sedia nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, no Anfiteatro da Unidade Central, um evento que faz parte da campanha "Coração na Batida Certa". A Univás participa e apoia a campanha que é realizada em nível nacional. Neste dia, os médicos Ricardo Alkimim Teixeira e Ana Cláudia Swerts Oliveira vão tirar dúvidas e levar orientações sobre o tema. A atividade, que é realizada no Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, foi organizada pelo curso de Medicina e o setor de Cardiologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

A iniciativa do Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita é da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e trata do tema "Não deixe o seu coração sair do ritmo". As atividades programadas são de cunho educativo, servindo de alerta para a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das arritmias cardíacas.

Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país, o Brasil ainda carece de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita. Por isso, em 2007, a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas e em longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas."A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos e epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país", conta Ana Cláudia Oliveira.