Data 10/11/2016 13:19:01
Univás lança oficialmente Programa de Qualificação para Exportação-PEIEX

Com as presenças do presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha, do reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Carlos de Barros Laraia, além de vários empresários, foi lançado oficialmente o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), no Salão de Eventos da Unidade Fátima, na noite desta quarta-feira, dia 9 de novembro.

O objetivo do PEIEX, que foi lançado juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas da região, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior. "
Preparamos as empresas para atuar no mercado internacional e deixá-las aptas e dentro dos padrões para alcançar sucesso no empreendimento. A Univás abraça essa causa através de profissionais apaixonados pelo empreendedorismo empresarial", conta o coordenador responsável pelo PEIEX, Cassio Rogerio Canela.

A Univás foi escolhida após a Apex buscar na região uma instituição que tivesse capacidade técnica e gerencial para levar conhecimento técnico para as empresas e que com muita representatividade local e regional. "Firmamos com a Univás um convênio de 30 meses, que teve início em julho deste ano. No convênio, a Apex faz repasses mensais para a Univás e a Universidade se comprometeu em atender no mínimo de 146 empresas da região nesse período", explica o Gestor de Projetos da Apex-Brasil, Daniel Parente Lemos dos Santos.

"A Univás ganha visibilidade e a oportunidade de prestar um serviço social. Estamos implantando junto às empresas muitas melhorias e as parcerias surgirão com certeza não só para Universidade como todas as entidades mantidas pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí", defende o reitor Carlos Laraia.

Objetivo

O objetivo do PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora) é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte no Sul de Minas. "O sistema funciona com o auxílio de profissionais especializados que fazem, primeiramente, uma visita técnica às empresas. Em seguida, observam o comprometimento dos empresários, e realizam um diagnóstico de forças e fraquezas da empresa. Depois, implementam melhorias em conjunto com os técnicos extensionistas do núcleo e por último fazem a avaliação do empresário, que vai nos dizer se a atuação agregou valores à sua empresa. Resumindo, diagnosticamos problemas técnicos e gerenciais e propomos soluções nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto e manufatura", explica Daniel Parente.