| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 10/11/2016 17:38:01
Acadêmicos de Medicina fazem homenagem especial e emocionante ao "Seu Tião da Anatomia"

Uma iniciativa dos alunos do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) tocou o coração de todos na manhã desta quinta-feira, dia 10 de novembro. Os acadêmicos decidiram realizar um evento, no Anfiteatro da Unidade Central, para homenagear o funcionário Sebastião Paulino de Melo, o "Seu Tião da Anatomia". "Essa homenagem tem mais valor porque partiu dos acadêmicos. É um reconhecimento dos alunos que conviveram com seu Tião nesse ano. Justamente, o seu Tião, que foi pedreiro na construção da nossa Universidade. Ele que construiu literalmente a Universidade e sempre acolheu com carinho e sorriso no rosto todos os estudantes que por aqui passaram ao longo de 47 anos. Ele tem um respeito muito grande por todos os alunos os quais trata como se fossem filhos. Resumindo, posso dizer que Seu Tião é um homem dedicado e apaixonado por essa instituição", afirma o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo.

No início da homenagem foi mostrado um vídeo de 1988, que conta um pouco da história do curso de Medicina, e emocionou a todos. Em seguida, o médico Virgínio Cândido Tosta de Souza, professor da Univás desde 1972, falou sobre a luta para criação do curso e quanto ele evoluiu no decorrer dos anos e mais, recentemente, na gestão do ex-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), e prefeito eleito Rafael Simões, que também fez questão de estar presente e levar seu abraço ao Seu Tião.

Quando subiu para receber a placa especial de homenagem dos alunos, Seu Tião falava baixo e longe do microfone o que quase ninguém ouviu: "Obrigado gente por tudo...emoção demais...que coisa bonita...Deus abençoe a todos". Nessas palavras simples está a prova de que o homenageado tem todos os méritos pelos exemplos de vida íntegra, humilde e correta.

O reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, disse que era um prazer imenso participar desse momento especial. "Conheço o seu Tião há muito tempo. Estamos nessa luta há muito tempo, desde a construção até a o desenvolvimento dessa Universidade. Eu quero prestar minhas homenagens extensivas a toda sua família, esteio da sua vida. O carinho que o seu Tião tem pela família é um exemplo para todos os jovens dessa Universidade".

Uma placa alusiva ao Seu Tião foi confeccionada e colocada no Laboratório de Anatomia. "Agradeço a todos por essa homenagem tão significativa. Meu pai sempre foi muito esforçado, muito cheio de vontade e coragem. Ele acima de tudo gosta do que faz. Meu pai, que teve uma vida difícil, veio da roça, analfabeto, aprendeu tudo que sabe aqui nessa instituição que ele ama", disse Lúcio de Melo, filho e colaborador da Fuvs. Em seguida, ele chamou uma das netas do homenageado que escreveu um lindo texto falando das qualidades do avô.

Lúcio também destacou o trabalho dos três acadêmicos responsáveis pela bela iniciativa, Marcela Nora Maia, Lucas de Araújo e Rodrigo Ferreira Faria. O acadêmico Rodrigo expressou em mensagem todo o carinho que tem pelo homenageado. "Seu Tião, mais uma vez, eu só tenho a agradecer por tudo que o senhor representa pra mim e ,com certeza, para milhares de alunos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Mais que ensinar os alunos no Laboratório de Anatomia, o senhor me mostrou, sempre com um sorriso no rosto e um jaleco para emprestar, o que é amar a profissão e dedicar uma vida inteira a ela. Deixo aqui a minha gratidão e de todos os alunos, colaboradores e professores da Univás. Muito obrigado".

Os acadêmicos, muito deles emocionados, com as histórias contadas ali, confessaram que pela primeira vez tiveram contato com a história da Univás e do Hospital Samuel Libânio. A médica e professora, Rosângela Rocha Monteiro, também muito emocionada, disse palavras lindas ao homenageado. "Quando olhamos para o laboratório de Anatomia notamos que cada centímetro dali tem a alma do seu Tião. É impossível chegar ali e não procurar o Seu Tião, que acolhe a todos sempre com tanta atenção, carinho e alegria. Tenho certeza que sua família deve ter muito orgulho do senhor, que é ótimo pai, excelente marido, maravilhoso profissional e companheiro de trabalho", disse Rosângela.

O médico e professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano com suas histórias, ainda do tempo de acadêmico, arrancou risadas de todo público, mas também emocionou a todos mostrando sua gratidão ao homenageado. "Ele é um pai para todos os alunos, um ícone, uma figura folclórica dessa instituição. Quando a gente ama o que faz, faz sempre bem feito, pela vida toda, e assim fez o seu Tião. Um homem maravilhoso, pai exemplar, pau pra toda obra, verdadeira gente como a gente. A história se faz caminhando e Seu Tião continua caminhando e fazendo sua história, nossa história", disse o professor Félix.

O coordenador do curso de Medicina, Luiz Carlos de Menezes, disse que Seu Tião foi a primeira pessoa na Universidade que conheceu e fez amizade. Ele fez todos rirem quando lembrou de um bezerro chamado "Didi" que os alunos, junto com Seu Tião, criavam dentro da Universidade. "Temos tantas histórias. Ele nos ajudou e orientou a vida toda. Eu sou um privilegiado pois vejo vocês alunos (igual ao Seu Tião) com emoção desde a chegada até a saída para vida profissional. Parabéns Tião".

O diretor da Unidade Central da Univás, o médico e professor Antônio Carlos Aguiar Brandão, que está em viagem de trabalho, deixou um vídeo gravado para o homenageado. "Não podia estar ausente neste momento especial, nesta homenagem ao Seu Tião, que dedicou toda sua vida à essa instituição desde 1969. Ele está sempre presente e disponível. Ele é uma pessoa responsável, capaz, que conquista todos os alunos e professores", ressaltou. No final, todos os presentes participaram de uma confraternização que deixou o Seu Tião ainda mais feliz e realizado.