| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 11/11/2016 11:49:01
Acadêmicos de Medicina realizam ação de saúde sobre a campanha Novembro Azul

A disciplina de Saúde Coletiva 1 do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) promoveu uma ação de saúde voltada para a campanha Novembro Azul com a presença dos acadêmicos, na segunda-feira, dia 7 de novembro. "Fizemos orientações, principalmente, direcionadas à população masculina que abordávamos e aferíamos a pressão arterial. A ação de saúde foi bem recebida por todos", conta a médica e professora Sílvia Maro Tasso.Ela disse que os alunos do primeiro ano do curso de Medicina também conversaram com algumas mulheres, já que elas podem ser multiplicadoras da informação em suas famílias.

O câncer de próstata ocorre, principalmente, em homens mais velhos. "Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos", informa a médica. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. "Se não existem casos na família, o homem deve visitar o urologista anualmente, a partir dos 50 anos, e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos", explica Silvia Tasso.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois no dia 17 deste mês comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata."O Azul veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia", esclarece a professora.