| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 16/11/2016 10:19:21
Professor José Vítor é homenageado com prêmio Anna Nery

O Conselho Federal de Enfermagem de Minas Gerais (Cofen-MG) concedeu ao professor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), José Vitor da Silva, o prémio Anna Nery 2016. "A palavra chave que trago comigo para este momento é agradecimento. Por isso, agradeço todos que estão aqui neste momento tão especial. As conquistas na vida não são isoladas e quando crescemos também fazemos as instituições que amamos crescerem. Eu costumo dizer, nas minhas orações, que Deus me deu três presentes: primeiro, a esposa que tenho, depois os filhos que Ele me deu e o terceiro as instituições onde trabalho (Univás e Escola de Enfermagem Wenceslau Braz de Itajubá). Desejo continuar com meu trabalho ético e competente, com disposição e garra, nessas duas instituições que fazem parte da minha vida. Deixo aqui meu abraço amigo e eterno agradecimento", disse José Vitor.

A homenagem, que foi realizada na tarde dessa sexta-feira, dia 11 de novembro, na diretoria da Unidade Central da Univás, contou com a presença do prefeito eleito de Pouso Alegre, Rafael Simões, e do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha, entre outras autoridades. "Professor José Vítor é um exemplo pra todos nós. Líder que participa com muita atenção, com zelo, das coisas do Mestrado de Bioética e do curso de Enfermagem da Univás. É um exemplo como professor e orientador com uma postura cristã. Um homem ímpar com quem tenho aprendido muito. A enfermagem de Pouso Alegre está em festa pelo reconhecimento do trabalho e dedicação do professor José Vitor. Tenho certeza, que todos os profissionais de Enfermagem da cidade estão se sentido homenageados com esse prêmio", enfatizou o presidente da Fundação.

A indicação para o prêmio partiu da plenária do Coren-MG e foi aprovada por unanimidade, segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Marcos Rúbio. "Eu fiquei muito feliz em homenagear esse grande profissional do nosso Estado que presta serviços relevantes à enfermagem brasileira. Muitos profissionais que encontro pelo Brasil afora fazem referência ao professor José Vítor, com relação à ética, administração e profissionalismo. O professor recebeu a notícia com toda sua humildade questionando se mereceria esse honroso prêmio. Justo ele que dedicou sua vida ao trabalho esquecendo as vezes da sua própria família. Aproveito para agradecer a parceria com a Fuvs e desejo sorte ao prefeito eleito, Rafael Simões, a quem nós depositamos muita esperança. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) vem nos últimos anos sendo exemplo de trabalho sério e transparente", afirmou o presidente do Coren-MG, lembrando de como todos os membros do conselho ficaram exultantes também com a eleição do enfermeiro Adelson Matias, vereador eleito com mais votos em Pouso Alegre.

A professora Rosa Maria do Nascimento disse que é um prazer e uma honra conviver e trabalhar com o homenageado."Professor José Vítor está sempre engajado e envolvido.Todos querem usufruir o máximo possível das contribuições e conhecimentos desse mestre que detém tanta serenidade e sabedoria. É uma homenagem muito merecida e agradecemos muito por ele fazer parte da nossa equipe", ressaltou a coordenadora de Pós-graduação Lato Sensu.

O professor Pythágoras de Alencar Olivotti, coordenador do curso de Farmácia, deixou uma mensagem em nome da diretoria da Unidade Central da Univás. "Professor José Vítor, a Universidade tem muito orgulho em tê-lo como docente dessa casa. De todos os qualificativos seus os que mais chamam a atenção são três: simplicidade, humildade e competência. Com toda a sinceridade, um profissional da educação e saúde que não preza por essas três palavras não entra nem no meu coração nem na minha mente. Então, professor, o sr. merece todas as homenagens, principalmente, por ter esses três qualificativos", parabenizou.

O Prêmio
O Prêmio Anna Nery é uma honraria concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) anualmente aos profissionais que, no exercício profissional, contribuíram para o desenvolvimento da Enfermagem na esfera nacional ou de sua região.

Anna Nery
Anna Justina Ferreira Nery (1814 - 1880) foi uma enfermeira brasileira, nascida na Bahia, pioneira da enfermagem no Brasil. Ela participou voluntariamente dos cuidados aos feridos na Guerra do Paraguai (1864-1870).