| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 17/11/2016 10:45:00
UAPS São João sedia Campanha "Viver com Alegria, sem Alergia" da Univás

A Unidade de Atenção Primária a Saúde do bairro São João, que é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) sediou no último sábado, 12 de novembro, a campanha "Viver com Alegria, sem Alergia" do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e da equipe de residentes da Saúde da Família. Neste dia, a unidade de atenção primária a saúde do bairro realizou diversas consultas de alergia.

A equipe de acadêmicos, residentes e médicos da Univás buscou casos de alergia (asma, rinite, dermatite de contato, dentre outros) no bairro. "Podemos melhorar a qualidade de vida na população. Fica a felicidade de ter ajudado, mesmo que apenas com simples palavras e sorrisos. Agradeço de coração a professora Maria Luiza Rennó, por ter acolhido com carinho a campanha, as médicas residentes que ali estavam, o pessoal da unidade que convidou a população para a ação de saúde, bem como a orientadora da Liga de Imunologia e Alergologia da Univás, professora Eliude Rosa, por sempre incentivar os alunos e ensinar com carinho e atenção", disse o acadêmico de Medicina da Univás, Saulo Pereira Camacho Roque.

Para a residente de Medicina de Família e Comunidade, Drielly, a campanha "Viver com Alegria, sem Alergia" foi uma experiência enriquecedora. "Tive a oportunidade de aprimorar conhecimentos sobre diagnósticos diferenciais de diversas dermatites e patologias respiratórias mais frequentes em todas as faixas etárias na atenção primária", disse.

A professora de alergologia e imunologia do curso de Medicina da Univás, Eliude Rosa, que também é responsável pela Liga de Alergia da Univás, afirma que uma das coisas boas de ser professor é poder compartilhar do entusiasmo dos jovens. "Quando este sentimento é colocado à favor da saúde, então é espetacular! Realizamos um trabalho muito bacana no bairro São João. Foi um 'mutirão' da alergia. Os pacientes responderam a um questionário, medimos pressão arterial e o pico de fluxo respiratório. Em seguida as residentes da Saúde da Família atenderam os pacientes. Tudo fluiu muito bem. Agradecemos aos pacientes pela confiança e ao pessoal da UAPS São João que nos apoiou. Muito obrigada à professora Maria Luíza e às residentes Thamara e Drielly. Parabenizo os acadêmicos da Liga de Alergia da Univás pela iniciativa. Valeu a pena", disse a professora Eliude Rosa.

A Campanha de alergia intitulada "Viver com alegria, sem alergia" teve como objetivo atender a população do bairro São João e avaliar a presença dos mais diversos tipos de alergias, fossem elas respiratórias ou dermatológicas. Foi um evento idealizado e realizado pela Liga de Alergologia da Univás, sob a coordenação da professora Eliude. Teve parceria com a Equipe de Saúde da Família da Univás e o Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

Os alunos da Liga realizaram entrevista e teste respiratório nos pacientes. Em seguida, eles eram direcionados para atendimento clínico, onde passavam em consulta com as residentes de MFC. "Foi uma belíssima ação. Houve uma grande participação da população e a dedicação dos alunos e residentes foi essencial para o sucesso do atendimento. Os alunos tiveram a oportunidade de ter o contato com as pessoas e desenvolver práticas em saúde. As residentes pela possibilidade de discussão dos casos atendidos com a professora Eliude, especialista em alergologia, os funcionários pela alegria de estar ajudando nossos pacientes e alunos; e, por fim, nós, pela satisfação de ver toda essa integração", disse o enfermeiro Miguel Simião Pereira Júnior.