| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 23/11/2016 09:50:01
Univás realiza formatura da 43ª turma de Medicina

Os 78 acadêmicos da 43ª turma do curso de Medicina participaram de uma formatura emocionante na noite desta terça-feira, dia 23 de novembro. Eles receberam o grau de bacharéis em Ciências Médicas em cerimônia oficial presidida pelo reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Carlos de Barros Laraia.

A mesa solene foi formada pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha; pelo diretor da Unidade Central, Antônio Carlos de Aguiar Brandão(patrono da turma); o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo; o pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Silva Domingues; o coordenador do curso de Medicina, Luiz Carlos Meneses e pelo paraninfo, Carlos Henrique Vianna de Andrade.

Após a execução do Hino Nacional, os formandos fizeram o juramento que, em nome da turma, foi proferido pelo aluno Thulio Gonzales Lopes."Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência; penetrando no interior dos lares meus olhos serão cegos e minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra; nunca me servirei de minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário. Eu juro!".

Em seguida, o graduando Vinícius Almeida Assis, representando os demais acadêmicos, recebeu do reitor a outorga de grau. O paraninfo da turma, professor Carlos Henrique Vianna de Andrade, entregou os certificados de conclusão do curso aos formandos. "Quando abracei cada um de vocês, percebi quanto vou sentir saudade de vocês(...) Quero dizer que a medicina é uma arte e para exercê-la é preciso conhecimentos, aprimorar-se constantemente, mas o mais importante é gostar de gente, ter vontade sincera de cuidar das pessoas. Temos que atender a todos da mesma forma sem julgamentos e preconceitos. Temos que aprender a enxergar o que há de melhor em todos os pacientes. Quem não gosta de gente, não pode ser médico", discursou.

As oradoras da turma, Letícia Arriel Crepaldi e Ana Carolina Couto Pereira, emocionaram a todos com suas palavras. "Não somos mais os mesmos, depois de nossa convivência tão intensa. Cada um levará um pouco do outro consigo sem que percebamos. Hoje, uma data que parecia tão distante, se apresenta com uma miscelânea de sentimentos, uma sensação de dever cumprido e o desejo de extravasar a emoção ao celebrar uma conquista (...) Que nunca nos esqueçamos que nosso ofício se baseia na ternura, na habilidade de nos colocarmos no lugar do outro. Em suma, ofertar amor ao próximo".

O encerramento da sessão solene de Colação de Grau foi declarado pelo reitor Carlos Laraia, que agradeceu a presença dos membros da mesa e ressaltou a importância da presença e luta dos familiares dos novos médicos durante toda jornada acadêmica