| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 01/12/2016 09:14:01
Alunos do Anglo participam de evento de mudança de faixa do Judô

A mudança de faixa, que é um momento aguardado com ansiedade por todos os alunos que praticam o Judô no Colégio Anglo, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 30 de novembro, no Poliesportivo da Unidade Fátima. Os estudantes receberam uma faixa intermediária, que tem um significado de iniciação para as etapas desse esporte. "Estamos fazendo um trabalho de base bem concreto para que eles possam subir cada degrau até alcançar o sucesso. Decidimos realizar essa premiação que é um passo à frente na graduação deles. Todo esforço e empenho deles culminou nesse evento", explica o professor Nelson Tadashi.

Ao todo, 50 alunos trocaram de faixa e receberam o carinho dos pais e familiares. Durante a premiação, os pais se posicionaram a frente dos filhos para os cumprimentos necessários do esporte e depois praticaram, de forma divertida e emocionante, técnicas da luta com seus filhos. No final, os familiares foram convidados a entregar as faixas aos pequenos atletas. "Pensamos em fazer essa integração lembrando que na correria do dia a dia os pais não tem tempo de passar um momento tão especial com seus filhos. Esse momento vai ser levado pro resto da vida deles. As mães e os pais são os heróis deles, pessoas em que eles se espelham, e agora puderam ficar frente a frente no momento da sua graduação no Judô", conta Tadashi.

O professor tem o objetivo de formar uma equipe de Judô no Anglo para disputar campeonatos externos. "Estamos realizando um bom trabalho de base, que nos credencia a sonhar com essa equipe. Posso dizer que o sucesso é garantido, pois os atletas estão indo muito bem", afirma Tadashi.

Judô
O Judô é uma arte marcial praticada como esporte de combate, que foi implementado no Colégio Anglo no mês de março deste ano. A disciplina de formação diferenciada é considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das atividades mais importantes a serem implantadas em escolas. "O Anglo pensou nessa arte marcial como complemento para formação educacional dos alunos. Que o Judô fosse um caminho suave de aprendizado que prepara para as batalhas que eles terão que enfrentar pela vida", conta a diretora Leila Fonseca. Os principais objetivos do Judô são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. "O Judô trabalha muito com as questões do respeito e disciplina. Cultivar essa cultura oriental nas crianças ajuda muito na formação delas durante a vida", defende o professor Tadashi.