Data 16/12/2016 10:02:01
Evento apresenta trabalhos realizados pelo PET Saúde em 2016

O 1º Seminário de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, o VERSUS foi realizado no dia 7 de dezembro no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Congonhal.Segundo a Rede Unida o VERSUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS. Neste sentido, pôde ser apresentado aos acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí e convidados, o andamento dos Projetos do Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde em Congonhal. O PET-Saúde/GraduaSUS é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, disponibilizando bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.

Como uma das ações Intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde - SUS, de acordo com seus princípios e necessidades, o Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.

Dentro das participações contamos com o Relato de Experiências do médico participante do Programa Mais Médicos, Alexis Perez Rojas, que trouxe aos acadêmicos seu trabalho no município de Congonhal como médico e preceptor dos acadêmicos com um estudo realizado em pacientes com Hipertensão Arterial e sobre sua vivência no Brasil em três anos.

As residentes de Medicina de Família e Comunidade, Driely Legati e Thamara David, apresentaram seus trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família em Congonhal durante o período de 2016 com trabalhos surpreendentes que vinham sendo realizados. "O trabalho realizado pela Driely na Estratégia de Saúde da Família Jesus Botelho de Oliveira se voltou para intensificação dos atendimentos clínicos nas zonas rurais, onde são abrangidos 20 bairros no município e com o trabalho realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde foram classificadas todas as famílias. Na Unidade de Estratégia de Saúde da Família Paulo Sidnei dos Santos, Thamara Sarmento desenvolveu um trabalho de redução de medicamentos benzodiazepínicos em pacientes desta área e com sua desenvoltura desenvolveu estratégias de orientação com todos os pacientes que tinham referência naquela Unidade", conta
Maria Luíza Rennó Moreira Baldassaris, médica de Família e Comunidade e professora colaboradora do curso de Medicina.

Os tutores da Univás ressaltaram a importância que o Município de Congonhal teve na desenvoltura e acolhida dos acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia e agradeceram à todos da Equipe e Gestão pelo empenho e participação nesta iniciativa que tem uma imensurável importância na vida acadêmica dos alunos, que é o ingresso do acadêmico cada vez mais cedo na participação do Sistema de Saúde.

O Coordenador do PET-Saúde em Congonhal, João Antônio de Oliveira, abordou a importância dos trabalhos realizados durante o ano de 2016 na cidade e apresentou aos participantes a importância do Projeto e a contribuição que tudo isso trouxe à todos, agradecendo a cada um pela importante representação, ressaltando que todo esse empenho é de grande valor dentro da saúde pública onde todos os profissionais tem um papel transformador, e tudo isso se inicia na graduação com o amor que se sente em fazer aquilo que gosta. Conta, que esta parceria com a Universidade e o apoio dos Professores Maria Luiza Rennó, Marta Garroni, Maria Inês Bustamante, Alessandro Caldonazzo, Rosa Nascimento e Lúcia Helena Rennó foi de grande importância na Execução deste projeto e que toda estrutura ofertada aos estudantes se deve ao grande apoio da Gestão Municipal.

Por fim, isso destaca que o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde de Congonhal vem cumprindo seu papel, que tem como objetivo principal formulação da formação em saúde, articulação ensino/serviço/comunidade, articulação do PET-Saúde, na perspectiva da Rede de Atenção à Saúde no município de Congonhal e região contemplando especificidades locais. Tudo isso com a intenção de cada vez mais investir no conhecimento do aluno e na inovação da base curricular dos cursos. Para obter mais informações sobre o Programa PET-Saúde, os interessados podem acessar o site: http://petsaudecongonhal.wixsite.com/projeto