Data 20/12/2016 09:27:01
Colação da 14ª turma de Psicologia emociona e cativa professores, pais e alunos

Quando os 36 alunos formandos da 14ª turma do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí(Univás) adentraram o Anfiteatro da Unidade Central na noite desta segunda-feira, dia 19 de dezembro, tinham a expectativa de vivenciar momentos de muita emoção. E foi exatamente isso que aconteceu. Familiares, professores e amigos não escondiam seu orgulho pelos novos psicólogos formados na Univás.

Primeiramente, a acadêmica Bruna Rafaela Silva Marcolino proferiu o juramento em nome da turma.
"Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a Serviço da Sociedade Brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia, como ciência e profissão, na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições. Prometo ainda, que no exercício da escuta, guardarei em silêncio, os segredos a mim confiados".

Em seguida ao juramento foi realizada a outorga de grau com a participação da graduanda Bruna Helena Moreira dos Santos. Ela recebeu da professora Andrea Domingues, em nome de toda a turma, o grau acadêmico de Psicólogo. Logo depois, todos os formandos receberam nominalmente seus certificados, entre sorrisos, lágrimas, aplausos, flores, confetes e muito barulho.

Com um discurso inspirado e emocionante, a oradora da turma, Ellen Morgana Santana Marcolino, chamou a atenção para as lutas e desafios do psicólogo. "Lembrem-se que somos humanos a contribuir com a humanidade. Não vamos esperar elogios, vamos buscar o sucesso. Não vamos nos ater à perfeição, vamos ser os erros que decidirmos ser. Buscar a si mesmo é uma riqueza que ninguém pode nos tirar. Falemos, junto à voz de Milton Nascimento: por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim: doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim. Assim, agradecemos nossos familiares que estiveram nos bastidores de nossas conquistas, que quase nunca compreenderam nossos comportamentos, mas apoiaram. Agradecemos nossos amigos que não nos viram com tanta frequência desde que iniciamos esta jornada, mas nos apoiaram. Agradecemos aos professores que, se cansaram conosco um pouco mais que o conveniente, mas também, nos apoiaram", discursou com propriedade Ellen Morgana, que ao final pediu um abraço entre todos os formandos.

A paraninfa da turma, Márcia Oliveira, disse do seu orgulho de ter sido escolhida pelos alunos para participar de um momento tão especial e que para sempre estaria de braços abertos para todos os formandos. Ela também falou da importância da amizade entre os alunos e as responsabilidades de ser um bom psicólogo.

A mesa solene foi formada pela professora Andrea Silva Domingues, que representou o reitor Carlos de Barros Laraia; o diretor da Unidade Central, professor Antônio Carlos Aguiar Brandão; a coordenadora do curso de Psicologia, professora Maria Inês Bustamante de Carvalho; a paraninfa da turma, professora Marcia Maria Coutinho de Oliveira e o patrono, professor Alessandro Caldonazzo Gomes. "Parabenizo especialmente os pais que viveram momentos de extrema emoção nesta noite. A 14ª turma de Psicologia, que assume um compromisso social fundamental que é o de fazer esse país diferente, nos deixa muito orgulhosos e emocionados. Vocês alunos são as pedras preciosas da nossa Universidade", afirmou Andrea Domingues, que é pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.