Data 18/01/2017 09:09:01
\keepn\s1Univás realiza colação de grau da 10ª turma do curso de Fisioterapia

A colação de grau da 10ª turma do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na noite da terça-feira, dia 18 de janeiro, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Em muitos momentos a emoção tomou conta dos familiares, professores e amigos dos 22 acadêmicos durante a solenidade conduzida pelo diretor da Unidade Fátima , vice-reitor da Univás Benedito Afonso Pinto Junho, que compôs a mesa juntamente com o diretor da unidade Central da Univás, professor Antônio Carlos Aguiar Brandão; o professor e coordenador do curso, Sidney Benedito Silva; o professor e patrono dos formandos Marcelo Massahud Junior; o professor e paraninfo da turma Bruno Mendes e o presidente do CREFITO 4 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Anderson Luís Coelho.

O juramento foi feito pela graduanda Sthefanie de Paiva Siqueira que em nome da turma fez a seguinte promessa: "Juro, por Deus e minha família, diante de meus mestres que me dedicarei à Fisioterapia com honra e dignidade, respeitando a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano, dispondo todo meu conhecimento, talento e inteligência para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Repassarei meus conhecimentos sempre que se fizer necessário e agirei com humildade e honestidade. Assim, eu juro".

A formanda Juliana Aparecida Âmbar, representando os demais formandos, o grau acadêmico de Fisioterapeuta. Depois, os formandos receberam seus certificados nominalmente e a oradora da turma Ítalo Ricardo Faria Marques fez uso da palavra emocionando a todos. "Aos amigos e familiares agradecemos por toda motivação e carinho que demostraram ao longo desses anos. Hoje não somos só fisioterapeutas, somos mais humanos, sim, porque nos deparamos diariamente com pessoas que buscavam em nós a esperança de continuar vivendo, de seguir em frente. (...) Aprendemos que ser fisioterapeuta é muito além do que colocar um jaleco branco e um estetoscópio no pescoço, ser fisioterapeuta é colocar os problemas no bolso pra resolver o do próximo, é se doar, dar um sorriso sincero, um abraço aconchegante, temos o privilégio de curar com as mãos e sem dúvida alguma isso é muito gratificante".

O acadêmico Ítalo Ricardo Faria Marques fez um discurso em homenagem aos professores do curso, que receberam flores, vinhos e placas comemorativas. "Gratidão é a palavra que em toda sua amplitude pode melhor nos representar nesse momento. Reconhecemos vocês professores como pilares da nossa formação, sem os quais toda essa caminhada seria impossível. Hoje somos frutos do conhecimento que puderam nos proporcionar. Chegamos pedras brutas e estamos saindo diamantes lapidados. Mais do que professores, vocês se tornaram amigos que levaremos por toda a vida".

O paraninfo da turma, professor Bruno Mendes, discursou falando da importância dos formandos na sua vida. "Sinto-me particularmente honrado de fazer parte destes momentos na vida de vocês. Gostaria que soubessem que jamais esquecerei cada um de vocês, cada rosto, cada particularidade, cada momento vivido ao lado de vocês, que foram a primeira turma para a qual lecionei aqui na Univás e apesar de não terem sido a primeira turma da minha carreira docente, saibam que foram a primeira turma pela qual me apaixonei loucamente". No final do evento, o vice-reitor da Univás Benedito Afonso fez questão de deixar algumas palavras de entusiasmo e agradecimento aos formandos e seus familiares

\keepn\s1\qc