| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 24/01/2017 09:17:01
Univás realiza Operação Serras Verdes em Senador Amaral

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através de docentes e alunos do Núcleo Rondon, estão realizando de 23 a 27 deste mês a "Operação Serras Verdes", na cidade de Senador Amaral. Durante a operação são desenvolvidas atividades nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça.

Os integrantes do projeto seguiram às 7h para Senador Amaral na segunda-feira, dia 23 de janeiro, onde participaram da abertura solene juntamente com o prefeito Ademilson Lopes da Silveira, mais conhecido como Denilson; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha; o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; o diretor executivo da Fuvs, Igor Souza Nogueira Oshiro; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo e representantes do Exército. No mesmo dia, foi realizada uma Oficina sobre Acolhimento que foi das 10h às 12h, voltado para técnicos de Enfermagem e funcionários que atuam na recepção dos serviços de saúde na cidade.

No dia 23, a equipe de saúde do município, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, participaram também de uma oficina sobre "Utilização de grupos para promoção de saúde". "Esses alunos terão uma experiência única na vida acadêmica. Eles devem aproveitar ao máximo a convivência com seus colegas de vários cursos e, sobretudo, entender e ajudar pessoas de uma realidade diferente. Pedi a eles que abraçassem essa causa com força e dignidade. Tenho grandes expectativas e desejo muito sucesso para o projeto em Senador Amaral", disse Antônio Homero.

O Núcleo Rondon Univás é um projeto de extensão que visa a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, serão realizadas oficinas sobre Direitos Humanos, Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador, com a participação de toda a comunidade e do bairro Valinhos. Lideranças, conselheiros municipais e técnicos do CRAS (Psicólogos e Assistentes Sociais), crianças, gestantes, adolescentes participam das atividades. A proposta de trabalho a ser desenvolvida pela Univás abrange as temáticas relacionadas ao conjunto A que envolve cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.