| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 27/01/2017 09:56:01
Univás realiza com sucesso Operação Serras Verdes em Senador Amaral

Acadêmicos e educadores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) viveram momentos especiais de interação e amizade com a população de Senador Amaral, durante Operação Serras Verdes realizada de 23 a 27 de janeiro. "Faço questão de agradecer pelo carinho que fomos recebidos por todos. O prefeito não mediu esforços para nos oferecer alimentação e acomodação especiais nesses dias de trabalho enriquecedor nessa cidade acolhedora", afirma a professora Maria Inês Bustamante, que acompanhou os alunos durante as atividades do Núcleo Rondon.

Os moradores tiveram cinco dias de muito conhecimento através de atividades nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e justiça. "É muito importante esse projeto. O trabalho da Univás na nossa cidade causou um impacto muito positivo e estamos de portas abertas para toda iniciativa como esta que beneficiou tanto a população com novos conhecimentos e aprendizados. Agradecemos demais a presença do pessoal da Univás aqui em Senador Amaral", ressalta o prefeito Ademilson Lopes da Silveira, mais conhecido como Denilson.

A operação contou também com representantes do 14º Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre fizeram oficinas sobre primeiros socorros e cuidados dentários, apoiando também na estrutura da operação. "Poder desenvolver nosso trabalho fora dos muros da universidade é um privilégio e manter esse contato tão próximo e humano com essas pessoas é uma alegria enorme. Não é à toa que a Univás se destaca cada vez mais nesses projetos voltados para área social", conta o acadêmico de Medicina, Bruno Eiji Nakano.

O Núcleo Rondon Univás é um projeto de extensão que visa a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. "Pra nós foi algo engrandecedor e a população deu uma resposta muito positiva de participação em todas as atividades que estão agregando muito para todas as pessoas da zona urbana e rural. Pra nós o mais importante é quando uma pessoa mais simples diz que aprendeu algo novo e foi orientado de forma correta sobre alguma questão. Agradeço a todos da Univás que vestiram essa camisa e nos deram essa oportunidade de conhecimento", explica o secretário de Saúde de Senador Amaral, Samuel Antônio de Souza.

No dia 26 de janeiro foi realizada Feira de Saúde na praça central da cidade, visitas domiciliares, oficinas de primeiros socorros e recreação. No mesmo dia, a Univás apresentou um filme para a população e realizou oficinas sobre a saúde do trabalhador, nutrição e gastronomia. Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, educadores participaram de uma oficina na Escola Estadual de Senador Amaral no período matutino e, no período da tarde, foi realizado o encerramento da Operação Serras Verdes com a presença de diversas autoridades e entrega de certificado ao prefeito do município.