Data 03/02/2017 10:20:01
Colação de grau do curso de Ciências Contábeis tem avaliação afetiva e emocional mais do que positiva

Se formos contabilizar as batidas de 42 corações de formandos no ritmo frenético de uma conquista tão esperada, divididas pela respiração ansiosa de outras centenas de familiares e amigos, felizes pela vitória obtida, teremos na soma final, com certeza, momentos de muita gratidão e alegria. Assim foi a colação de grau da 13ª turma do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizada na noite desta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central. Se formos avaliar a solenidade teve 100% de ganho e 0% de perda no resultado final.

O ato foi comandado pelo reitor Carlos de Barros Laraia, que compôs a mesa com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Andrea Domingues; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Nelson Lambert de Andrade; o professor e paraninfo da turma, Kleber da Silva Garcia; a professora e patronesse da turma Rosilene de Lima Machado Silva, e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Silvestre Cândido de Souza Turbino.

O belo e forte juramento foi feito pela acadêmica Solange Aparecida de Melo Silva. "Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da ciência contábil, o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão". Em seguida foi realizada a outorga de grau. A aluna Rosemeire Gonçalves Feliciano, representando a turma, recebeu o grau acadêmico de bacharel em Ciências Contábeis.

Depois que os formandos receberam seus certificados nominalmente, a oradora da turma Débora Amanda Pires Machado emocionou a todos com suas palavras. "Meus queridos amigos e colegas, quero agradecer por cada gargalhada, pelas conversas, pela cumplicidade, amizade e amor. Sim, nós aprendemos a amar um ao outo. Aprendemos a conviver, aceitar, admirar. Sempre rendemos muito mais em união do que sozinhos. No final deu tudo certo(...) Poderia terminar esse discurso dizendo que essa foi uma linda fase que terminou, mas seria um equívoco pronunciar tais palavras, pois esse é o início da linda história cheia de sucesso que vamos escrever".

Os formandos homenagearam os professores e funcionários da Univás e o aluno Alair Lemes, que foi um exemplo de perseverança e superação durante o curso. Durante o evento, os alunos Fagner José Crispim e Elias Avelino dos Santos receberam o diploma de honra ao mérito do Conselho Regional de Contabilidade pelo primeiro e segundo lugares no curso de Ciências Contábeis. Os contadores Agnaldo Firmino, Joseane Cássia Barreiro de Castro e Edislane Thomaz Bomfim de Oliveira receberam do delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Silvestre Turbino, as suas carteiras de identidade profissional.

Demonstrando toda a gratidão por ter sido escolhido como patrono da turma, o professor Kleber da Silva Garcia, fez um discurso emocionado. "Queridos alunos e agora colegas contadores, bacharéis em contabilidade, ser contador é, quanto mais achamos que sabemos mais temos que aprender. Para isso, sempre temos que acreditar e nunca desistir, sermos sociáveis, lembramos que trabalhamos para a melhoria da sociedade, melhoria da empresa, melhoria das pessoas, o meio em que nós vivemos. Sejam peritos no que fizerem ou vão escolher para fazer e nunca esqueçam que contabilidade social, embora não obrigatória, é uma ferramenta importantíssima para a mudança social de nosso país", afirmou.