Data 03/02/2017 13:57:01
Verde da plenitude e vitalidade toma conta da colação de grau do curso de Ciências Biológicas

A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. Essa mesma cor verde, que simboliza a natureza e está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude, esteve presente plenamente na colação de grau do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). A solenidade, que foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central, foi conduzida pelo reitor Carlos de Barros Laraia.

A mesa solene foi composta pela professora e coordenadora do curso Miriam Lobo Sáber, a professora e patronesse dos formandos Marilda de Castro Laraia e a professora e paraninfa da turma, Fabíola Cunha Bernardes e Rezende. O juramento foi feito pelo graduando Matheus Pio: "Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios é ticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz".

Em seguida foi realizada a outorga de grau onde a formanda Jéssica Luiza Santos Chaves recebeu das mãos do reitor Carlos Laraia o grau acadêmico de licenciado em Ciências Biológicas. Depois, os formandos receberam seus certificados nominalmente e a oradora da turma Gislaine Cristina Scoldeler fez o uso da palavra."Hoje concluímos um sonho, percorremos um longo caminho, trilhamos matas, passamos por rios e cachoeiras e até choramos por achar que não daríamos conta, mas estamos aqui. Caminhamos juntos e nos despedimos certos de que fizemos o que precisava ser feito. Sucesso biólogos", discursou.

A aluna Caroline Bernardes Celeman fez um discurso em homenagem aos professores e ao reitor Carlos Laraia. "Suas atitudes, ensinamentos, exemplos e incentivos, colaboraram pra que fossemos além dos nossos limites e medos. Hoje, sabemos que melhores mestres não foram os que nos ensinaram as respostas, mas sim, aqueles que nos ensinaram a questionar, a duvidar, a pensar e a sonhar", ressaltou.

A paraninfa da turma, Fabíola Rezende, visivelmente emocionada, deixou palavras impregnadas de carinho por seus afilhados. "Dentro de vocês está plantada a semente do cuidar, do ensinar, do amar a cada ser vivo. Ser biólogo nos torna cidadão mais responsáveis e engajados com o futuro...o futuro que está em suas mãos agora. Aqui, nós plantamos esta semente, ensinamos a regá-las para que floresçam dentro de vocês e agora vocês tem a função de espalhá-las por aí. Vocês estão deixando o ninho agora e vão voar bem alto atrás de seus sonhos...mas saibam que o ninho estará sempre aqui, quando precisarem. Vão com Deus meus passarinhos, biólogos, com muito orgulho", disse a professora. No final da cerimônia, o reitor deixou palavras carinhosas de entusiasmo e agradecimento aos formandos e seus familiares.