Data 06/02/2017 15:00:01
Palavra gratidão resume colação de grau do curso em Gestão de Recursos Humanos da Univás

Uma linda colcha de retalhos uniforme e brilhante pousada sobre uma cama macia onde deita-se para agradecer por mais uma vitória. Essa era a sensação passada por educadores e formandos durante a colação de grau do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na noite desta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, no Anfiteatro da Unidade Central. "Somos feitos de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida que passa por nós e que vamos costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas nos acrescentam e nos fazem ser quem somos. Em cada encontro, em cada contato, vamos ficando maiores...Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade...Que nos tornam mais pessoas, mais humanos, mais completos. E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também. E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados...Haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma. Espero que os retalhos que deixei em vocês, assim como os que deixaram em mim, engrandeçam a sua história. E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de nós", filosofou emocionado o patrono da turma, professor Alexandre Moreira Faria, durante seu discurso.

A mesa solene foi composta pelo vice-reitor da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho; a coordenadora do curso e paraninfa, professora Isabel Cristina Pereira Amaral; o patrono dos graduandos, professor Alexandre Moreira Faria; e a professora homenageada Eveline Raquel de Oliveira Moura. O juramento foi feito pela acadêmica Thamires Openheimer dos Reis que em nome da turma fez a seguinte promessa: "Prometo, como Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, exercer minha profissão com dignidade, competência e ética, utilizando meus conhecimentos e os instrumentos gerenciais em benefício das pessoas, das organizações e em prol do desenvolvimento do meu país".O ato solene prosseguiu com a realização da outorga de grau. A formanda Dara Rayane Faria Costa representou a turma e recebeu do vice-reitor, o grau acadêmico de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Em seguida, os formandos receberam seus certificados nominalmente e a oradora da turma Dara Rayane Faria Costa homenageou familiares, amigos, formandos e professores. "Quero que as pessoas aqui presentes saibam que, cada um dos formandos tem uma história de luta, de força, de perseverança e de coragem. Eu poderia enumerar uma série de qualidades que cada um possui, mas quero destacar apenas, o amor que há dentro de cada um deles. O amor pelo próximo, o amor em forma de companheirismo, de amizade...o amor desprovido das maldades do mundo. O que resta agora é a saudade dessa turma incrível", destacou a oradora.

No mesmo clima de emoção, paraninfa Isabel Cristina Pereira Amaral, fez um belo discurso e homenageou os acadêmicos com um singelo vídeo. "Amados afilhados, ser um gestor de RH está muito além das competências técnicas, é exercer com habilidade as competências comportamentais, tão essenciais para o alcance do sucesso em suas carreiras. Pratiquem o trabalho em equipe, a comunicação, a assertividade, a flexibilidade, a criatividade, a inovação a liderança, a automotivação, o bom humor, a busca por conhecimento e acima de tudo, pratiquem o bem".

No final do evento, o vice-reitor Benedito Afonso deixou palavras de entusiasmo gratidão. "Quero registrar meu carinho especial aos amigos, familiares de cada um, especialmente aos pais, que, certamente, apoiaram vocês em cada decisão e lhes reservaram palavras de incentivo para que pudessem seguir em frente. Formandos, considerem este momento uma etapa em suas vidas. Sugiro que não parem por aqui. Precisamos sempre estar atualizados, aprendendo novos caminhos e adquirindo novos conhecimentos", finalizou.