Data 07/02/2017 08:54:01
Docentes do PPGCL-Univás publicam coleção "Trilogia Travessia da Diversidade"

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) publicaram a coleção intitulada "Trilogia Travessia de Diversidade" pela Pontes Editora. A publicação teve sua origem em relações de trabalho estabelecidas por um convênio de cooperação interinstitucional entre a Univás com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais especificamente entre o PPGCL, coordenado pela professora Eni Puccinelli Orlandi, e o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME), coordenado pela professora Eliana Ferreira.Na continuidade a estes trabalhos, formou-se uma equipe de docentes e alunos do PPGCL que continuou a desenvolver suas pesquisas em torno da diversidade em suas várias declinações como diferença, deficiência ou segregação, a relação entre sujeitos e sentidos, a relação com o outro e os outros, articulando-se em torno da cultura, da arte e da sociedade.

Intitulado "Cultura e Diversidade", o primeiro volume foi organizado pelas professoras Eni Puccinelli Orlandi e Débora Raquel Hettwer Massmann. Este volume reúne capítulos de pesquisadores que se dedicaram a pensar a questão da cultura posta em relação ao tema maior - foco do que chamam de "A Travessia da Diversidade" - procurando dar um sentido forte, e tão circunstanciado quanto possível, ao que consideram cultura: investimento, trabalho social e invenção. Posição que tomam as organizadoras e o grupo de pesquisadores afastando-se de uma noção de cultura generalizada, ou ampliada, confrontando-a aos modos de significar a noção de minorias e outras assemelhadas, tão comuns às reflexões contemporâneas.

O segundo volume "Sociedade e Diversidade", organizado pelas professoras Renata C. Bianchi de Barros e Juliana Santana Cavallari, reúne um conjunto de capítulos que propiciam debates e problematizações sobre a diversidade e suas diferentes materialidades na sociedade contemporânea, seja na escola, na família, nas ruas ou em qualquer outra forma de (des)organização político-social. Pretende-se, neste volume, a partir das formulações e debates que se ancoram em perspectivas teóricas distintas, mas que não deixam de ancorar suas considerações em práticas discursivas, apresentar análises de materialidades verbais e não-verbais diversas que deem conta de lançar luz não apenas sobre o modo como pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais vêm sendo (ex)incluídas ou simplesmente inseridas nas escolas regulares e em outros espaços urbanos, mas, sobretudo, apresentar análises sobre acontecimentos sociais que nos levem à compreensão dos processos de significação e de subjetivação frente à diversidade e seus efeitos de estranhamento, equivocidade, (a)normalidade e (in)diferença que estão atrelados aos sentidos de pobreza, miséria, violência, marginalização, preconceito de gênero, de raça, dentre vários outros.

As professoras Greciely Cristina da Costa e Paula Chiaretti organizam o volume 3 desta trilogia, propondo a articulação entre "Arte e Diversidade" com o objetivo de observar de que modo certos objetos simbólicos produzem efeitos de sentido em condições específicas de produção. Este volume reúne trabalhos que, de maneiras distintas, discutem processos de significação que explicitam o modo de inscrição do sujeito na/pela arte. Trata-se de discussões e análises relativas a manifestações artísticas diversas que levam à compreensão da diversidade e suas formas de significação na sociedade e na história.

Outras informações para o acesso aos livros podem ser obtidas no endereço: