Data 09/02/2017 13:32:01
Centenas de mudas de plantas medicinais são distribuídas pelo curso de Farmácia da Univás

Pensando em uma forma diferente e consciente de recepcionar os calouros, o curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) vem realizando tradicionalmente a entrega gratuita de centenas de mudas de plantas medicinais. O evento deste ano foi realizado nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, na Praça Senador José Bento."Esta é uma das atividades de recepção dos alunos calouros, e aqui reunimos também veteranos, professores e coordenadores, para oferecer informações sobre o plantio e uso das plantas medicinais. Colocamos o curso de Farmácia em contato direto com a comunidade", conta o coordenador do curso, professor Pythágoras de Alencar Olivotti.

A caloura Lívia Rosa Pereira, participante do evento, disse que não esperava ter um contato com o público já no início do curso. "As pessoas ficam muito felizes quando recebem as mudas e nós já vamos aprendendo sobre as características da plantas medicinais e condimentares", disse aprovando a atividade. A aluna Amanda Carvalho também estava entusiasmada com o trote solidário. "Esse tipo de trote respeita os calouros e promove o contato com os veteranos, que vem nos tratando com todo o respeito".

As mudas de plantas medicinais foram colhidas do horto que foi implantado há oito anos na unidade de Fátima. A professora responsável pelo projeto do Horto de Plantas Medicinais, Rosa Fátima de Oliveira Rodrigues, participou do evento instruindo os alunos sobre as mudas de mudas de hortelã, aipo, tomilho, erva-cidreira, guaco, manjericão, salsa, orégano, arruda, entre outras. "Estimulamos o uso e mostramos um pouco da aplicação medicinal dessas plantas que, são conhecidas mais como condimentares e fáceis de cultivar e usar".

As pessoas interessadas pelas questões como a forma de cultivo foram orientadas também através de panfletos sobre o uso correto das plantas medicinais, principalmente na prevenção de doenças. "Temos aqui uma troca de experiências e interagimos com a comunidade. Os alunos ficam muito interessados nesse trote que mostra o carinho dos veteranos com os calouros. É um momento de integração excelente, um momento acolhedor e aconchegante", explica a professora do curso de Farmácia, Ana Lúcia Francisco Bertoncin. "Toda planta medicinal tem no mínimo um princípio ativo, que é a substância responsável pelo efeito curativo. É interessante notar que para o efeito medicinal existir, deve estar presente o princípio ativo, mas é também muito importante o que se chama de fito complexo, que é um conjunto de todas as substâncias presentes na planta, e que agem juntamente com o princípio ativo, melhorando o efeito", explica o professor Pythágoras.