| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 15/02/2017 09:14:00
Mestrado da Educação da Univás realiza aula inaugural com o renomado professor Dermeval Saviani

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) recebeu a visita do renomado professor Dermeval Saviani, da Universidade de Campinas (Unicamp), que ministrou no Marques Plaza Hotel, na tarde de terça-feira, 14 de fevereiro, a aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Educação da Univas. O tema abordado foi "A Pós-Graduação em Educação e a especialidade da Pesquisa Educacional".

A mesa solene do evento foi composta pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), professor Luiz Roberto Martins Rocha; o reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues; o coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação, professor José Luiz Sanfelice e a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (CEPEDU) da Univás, professora Sônia Aparecida Siquelli.

O reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia foi recepcionar o professor Saviani e salientou sobre a importância dos trabalhos do educador na sociedade. "Professor Saviani é de um conhecimento exímio da pesquisa educacional. É um grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, como a transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando as transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira e acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia a dia", disse o reitor da Univás.

A Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues afirmou que a presença do professor Saviani na Univás representa o reconhecimento da instituição. "Professor Saviani tem uma visão progressista sobre a educação. Ele é o fomentador da teoria histórico-crítica, que tem como objetivo principal a transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a formação de indivíduos críticos e emancipados assegurando a inclusão social dos educandos", disse Andrea Domingues.

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), professor Luiz Roberto Martins Rocha também participou da palestra. "A presença do professor Saviani em nossa instituição é o reconhecimento que estamos no caminho certo da educação, que representamos muito bem nosso papel na comunidade sulmineira", disse.

Para o coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da Univás, professor José Luiz Sanfelice, a presença do professor Saviani na Univás representa credibilidade para o curso. "Professor Saviani é muito respeitado no âmbito da educação brasileira, por conta de sua imensa contribuição na formação educacional. Sua presença na aula inagural do Mestrado Acadêmico em Educação da Univás muito nos engrandece", disse.

Professor Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. "O problema é o caráter mecânico dessa transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam", afirma.

Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem. Para ele, "essa situação torna as matérias curriculares desinteressantes para os alunos os quais passam a considerar o ensino como algo enfadonho, uma obrigação carente de sentido da qual eles buscam livrar-se assim que possível", afirma. Professor Saviani defende que é na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão incorporando também uma contribuição original.

Professor Saviani possui inúmeras publicações de livros e artigos. Destaque para "A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas"; "Marxismo e educação: debates contemporâneos"; "Política e educação no Brasil"; dentre outros.