| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 16/02/2017 06:55:00
Univás inaugura espaço professor Dermeval Saviani na Biblioteca da Unidade Fátima

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) inaugurou na última terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, o espaço professor Dermeval Saviani na Biblioteca da Unidade Fátima.

Neste espaço, os alunos de graduação e pós-graduação da Univás encontrarão 35 títulos publicados pelo professor Saviani, além de mais de 350 artigos escritos por ele. Todo esse acervo foi doado pelo escritor para a Univás. "Professor Dermeval Saviani fez questão de doar seu acervo particular para a nossa Universidade, isso é a prova de que ele tem um carinho muito especial por nossa instituição e merece esse nosso reconhecimento", disse o reitor da Univás, professor Carlos de Barros Laraia ao inaugurar o espaço.

A ideia do memorial surgiu do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (CEPEDU) do Mestrado Acadêmico em Educação e Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás. "É um momento único de congratularmos as contribuições do professor Saviani para o ensino e a pesquisa em nosso país. Professor Saviani tem uma bagagem muito grande de conhecimento e experiências vividas, além de tudo isso é um homem de coração generoso, nos ofertando seu acervo e mais de 350 publicações", disse a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andréa Silva Domingues.

Professor Dermeval Saviani, durante sua trajetória como educador, voltou-se à diversos projetos e pesquisas no universo educacional. Uma de suas maiores contribuições tem sido seu aprofundamento no que diz respeito à análise crítica dos mais diversos conteúdos correlacionados às disciplinas escolares.

Sua visão progressista no âmbito educacional foi marcada por suas vivências e experiências num período de grandes transformações sociais, como a consolidação da democracia no país e também grande mudança na educação deste.

Este grande educador defendeu e impulsionou a teoria histórico-crítica que prima pela aprendizagem significativa. "Por isso, os conteúdos devem estar contextualizados a partir da realidade dos educandos promovendo a inclusão social destes", afirma professor Dermeval Saviani. Esta teoria surge para Saviani, como uma alternativa para modificar a educação na sociedade capitalista, trazendo a democratização do saber e atendendo aos interesses populares, ao contrário do que vem acontecendo. A teoria histórico-crítica é assim chamada, pois para ele, a sociedade tem poder de interferir na educação e esta teoria leva em consideração estes condicionantes sociais, por este motivo ela é crítica. Ao mesmo tempo ela é histórica por que a educação também tem o poder de atuar na sociedade favorecendo sua transformação.

Na obra Educação e Democracia (1987), com muita clareza e realidade em suas ideias e argumentações, o autor retrata uma série de falhas e problemas no sistema educacional brasileiro em diversos momentos históricos e afirma que estas vêm fortalecendo as desigualdades e privilegiando a classe dominante. Ele também retrata a relação entre a política, sociedade e educação, fazendo um paralelo entre as teorias da educação.

Neste segmento a obra traz à tona temas como a exclusão e marginalidade, apontando a educação como uma poderosa ferramenta para corrigir estes desvios.