| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 02/03/2017 07:27:01
UAPS São João da Univás realiza mais de 500 atendimentos por mês

A Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), no bairro São João, que é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e conta com a parceria da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), tem um papel muito relevante na promoção da saúde daquela região. Por mês são realizados mais de 500 procedimentos.

A UAPS São João é dividida em três unidades. A Unidade I oferece a população equipe de cuidados à família, com demanda programada e espontânea, com atendimento, imunização, curativo, inalação, oficinas e grupos. Na Unidade II são oferecidos atendimento à saúde do adulto, saúde do idoso, saúde mental, pequenas cirurgias, nutrição, enfermagem e fisioterapia. Já na Unidade III acontece o atendimento à saúde da mulher e da criança. Também são realizadas aplicação de vacinas.

A UAPS São João integra desde 2014 o Território de Saúde do Bairro São João, com serviço de atenção primária da Fuvs - Estratégia da Saúde da Família para estágios dos cursos da saúde. "Hoje, a Unidade conta com acadêmicos e professores dos cursos de saúde na área de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, de acordo com organograma e levantamento, que atuam junto às equipes de profissionais", comenta a médica de Família e Comunidade da UAPS São João, professora Maria Luíza Rennó Moreira Baldassaris.

O bairro São João possui uma população estimada em aproximadamente 20 mil habitantes, número este referência para o atendimento da UAPS São João. "Nosso compromisso com a saúde é constante aqui no bairro São João. Os moradores tem um carinho muito grande pela Univás e nossa unidade, prova disso é o grande número de procedimentos que realizamos aqui por mês, que ultrapassa a marca de 500 atendimentos", comenta o coordenador interino da UAPS São João, enfermeiro Miguel Pereira Simeão Júnior.

No mês de fevereiro de 2017, a UAPS São João realizou 7 coletas de preventivo; 96 exames laboratoriais; 67 exames de glicemia capilar; 68 consultas; 46 administrações de medicamentos; 113 aferições de pressão arterial; 10 inalações; 15 retiradas de pontos cirúrgicos e 70 curativos, além de 498 atendimentos médicos em diversas especialidades.

A professora Bethânia Cavalcanti Rocha é responsável pelos serviços de Fisioterapia oferecidos pelo curso da Univás aos moradores. São diversas oficinais e orientações realizadas para diversos grupos. "A presença do curso de Fisioterapia da Univás na vida dos moradores é muito importante para o restabelecimento da saúde deles. Eles realizam exercícios específicos e ainda recebem toda a orientação e prevenção necessárias", afirma.

O funcionamento da UAPS São João acontece de segunda à sexta, das 7h às 16h.