Data 06/03/2017 13:37:01
Professores pesquisadores lançam livros da área de saúde

O lançamento das obras com os temas "Cuidados Paliativos na Perspectiva Contemporânea", "O envelhecimento no contexto interdisciplinar" e "Evidências das teorias de enfermagem no processo de cuidar", foi realizado neste sábado, dia 4 de março, no auditório da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). Os autores e pesquisadores dos livros são o professor José Vítor da Silva da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que é coordenador do curso de Mestrado em Bioética da Univás e da EEWB, e a professora Cristiane Giffoni Braga, docente da EEWB.

A Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Univás, Andrea Domingues, parabeniza a todos docentes da instituição envolvidos nestes três livros. "Essas obras são muito significativas ao demonstrar à sociedade parte de nossa pesquisa e produção docente que vem se tornando uma prática fundamental. É a arte de pesquisar temas relevantes da sociedade e, através das publicações, socializar o nosso conhecimento", ressalta.

"A obra foi composta por diferentes artigos que abrangem o trinômio paciente, família e o profissional de saúde em situação de terminalidade da vida, com doenças crônicas não transmissíveis, com incapacidade funcional e comprometimentos hemodinâmicos", explica o professor José Vítor. Os livros têm como enfoque a visão interdisciplinar dos profissionais da saúde no cuidado paliativo desde a educação, na formação na graduação para esse cuidado até a finitude do ser humano, instrumentalizando o leitor para o agir com conhecimentos advindos dessa prática de assistência e pesquisa multidisciplinar. "As obras apresentam uma visão abrangente da assistência, ensino e pesquisa sobre cuidados paliativos no contexto da família e sociedade, abrangendo todos os ciclos da vida", conta José Vítor.

Neste cenário, a arte de cuidar abrange a dimensão biológica, social, psicológica e espiritual em cuidados paliativos. Conforme Andrea Domingues, os livros consistem em uma fonte segura e ampla para consulta, educação, pesquisa e construção da prática clínica, despertando o aluno de cursos da saúde e profissionais para um tema tão vital e muitas vezes negligenciado no cotidiano do cuidar.