| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 08/03/2017 11:50:01
Mulheres são homenageadas e recebem atendimento humanizado na UAPS São João

Com um toque de atenção e muito carinho, alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia da Univás estão realizando o projeto "Viva mais e com saúde" em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades estão sendo aplicadas na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), que fica no bairro São João, de 7 a 13 de março sempre no horário das 8h às 16h.

A professora de Estágio Supervisionado de Saúde Coletiva, Fernanda Ribeiro Borges, orienta os alunos durante o projeto de extensão. "Quatro acadêmicos do 9º período de Enfermagem (Thaís Francisco, Simone Carvalho, Rosanalva Sampaio e Leandro Leal Carvalho) tiveram a ideia de focar na saúde da mulher e tomaram frente para realizar essas ações, que também valorizam a formação acadêmica humanizada", conta.

A dona de casa Benedita Rodrigues disse que a presença dos alunos no bairro é muito bem vinda e que as ações estão ajudando muito na compreensão dos problemas de saúde. "Esse atendimento é muito bom. Eles estão atendendo direitinho, explicando certinho como a gente deve cuidar da saúde. Agradeço também pelo botão de rosa e o carinho de todos que estão participando", disse.

O acadêmico Leandro Leal Carvalho disse o projeto agrega muitos valores e esse contato mais próximo com a população é muito importante para os alunos. "Aprendemos muito muito sobre humanização, o respeito com o próximo. As mulheres agradecem o atendimento e pelas informações, orientações, passadas por nós. É gratificante participar dessa ação coletiva. Realizamos essas ações para valorizar e homenagear as mulheres nessa semana tão especial", afirma.

Alunos da disciplina de Saúde Coletiva do curso de Medicina também estão participando do projeto. A professora Janine Valéria Silva Tenório Faria da disciplina Saúde da Mulher é a orientadora dos acadêmicos. "Essa troca de experiências, essa parceria, é muito enriquecedora para a formação dos alunos. Interagir com outros grupos e comunicar com os pacientes ajuda muito na preparação profissional deles. Essas ações também tem o objetivo de homenagear as mulheres, que devem procurar os profissionais de saúde aqui na UAPS diante de qualquer dúvida ou problema de saúde", explica a professora.

Os participantes estão orientando sobre o exame preventivo e do autoexame das mama, além de realizar o exame preventivo. Os alunos ensinam também sobre a importância da alimentação nas diversas faixas etárias. "Durante o evento, ainda é feita a avaliação nutricional através de pesagem e estatura aplicando o IMC. Orientamos também quanto ao resultado da avaliação nutricional (circunferência) e sobre os cuidados com diabetes e hipertensão", conta a enfermeira Tatiana Loiola, responsável pela UAPS São João.