| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 13/03/2017 10:15:01
Campanha do Dia Mundial do Rim realizada por profissionais do HCSL reúne dezenas de pessoas

Com o tema "Doença renal e obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis", os profissionais do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizaram a caminhada da Campanha do Dia Mundial do Rim na manhã desta quinta-feira, dia 9 de março. "O objetivo da ação é conscientizar à população sobre a importância dos rins para a saúde, de modo a prevenir a doença renal e os problemas de saúde a ela associados. A detecção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável são fortes aliados para evitar o aumento do número de casos das doenças renais crónicas. Além disso, conversamos sobre o assunto e distribuímos panfletos informativos que tratam do desenvolvimento das doenças renais", explica a médica Vera Lúcia Laraia, uma das organizadoras do evento.

A campanha, que já está no seu sexto ano consecutivo, conta com o apoio da Fundação do Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de Enfermagem do Colégio João Paulo II e estudantes de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "O objetivo é sensibilizar à população para as doenças renais que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. É crucial promover a educação para a saúde, conscientizar a população, para a importância de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até à idade adulta", explica a psicóloga hospitalar, Ana Carla da Silva.

Relação entre obesidade e doença renal
A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde. A obesidade afeta cerca de 641 milhões de adultos ou 13% da população mundial adulta e pode chegar até 20% em 2025. A doença renal é mais provável desenvolver-se em pessoas obesas com diabetes e hipertensão. Pessoas afetadas pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver DRC (Doença Renal Crônica) a longo prazo.

\sa160\sl252\slmult1