| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 13/03/2017 10:34:01
Acadêmicos e professores da Univás desenvolvem atividades na APAC feminina de Pouso Alegre

O projeto "Viva mais e com saúde" realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) aconteceu na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pouso Alegre. As atividades voltadas para as detentas foram implementadas por meio de uma Roda de Conversa na tarde desta sexta-feira, dia 9 de março, com a participação de acadêmicos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "O objetivo da Roda de Conversa é mostrar a importância da força feminina que, cresce de uma forma emergente e segue conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Também fizemos a abordagem de temas como IST, câncer de colo do útero e de mama, valorização da auto estima feminina, além de entretenimento e dinâmicas especiais", conta a médica e professora orientadora, Janine Valéria Silva Tenório Faria.

O objetivo do projeto realizado na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) do bairro São João de 7 a 13 de março foi conscientizar a população feminina sobre a importância da realização do exame preventivo e do autoexame das mamas periodicamente. No local foram feitos exames preventivos e orientações para realização do autoexame das mamas. "Ensinamos também a importância da alimentação nas diversas faixas etárias. Durante o evento, fizemos uma avaliação nutricional por meio de pesagem e estatura aplicando o IMC, orientamos quanto ao resultado da avaliação nutricional (circunferência) e sobre os cuidados com diabetes e hipertensão", conta a enfermeira Tatiana Loiola.

Alunos da turma A do curso de Enfermagem do 9º período foram os mentores do projeto. A coordenação do evento é dos acadêmicos Leandro Leal, Rosenalva Sampaio, Simone Carvalho e Thais Francisco, juntamente com os professores Ana Stela, Cristina, Fernanda, João, Lúcia, Maria Teresa, Janine, e os enfermeiros Miguel Simeão e Tatiana Loiola. O evento contou com a parceria do CRAS São João.