Data 16/03/2017 13:50:01
Programa Ciências da Linguagem promove Aula Inaugural com professor da Universidade de Lausanne-Suíça

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel), da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de março, a Aula Inaugural com o tema "Pêcheux e Bakhtin: um grande mal-entendido".

A Aula Inaugural foi proferida pelo professor Patrick Sériot, professor de Línguas Eslavas na Universidade de Lausanne-Suíça. Na apresentação, o professor abordou o que chamou de uma "tese radical": a de que os dois pesquisadores, Pêcheux e Bakhtin, não se encontrariam em um terreno teórico comum.Com isso, o professor Patrick Sériot ressaltou a necessidade de historicizar o percurso teórico dos dois autores a partir do que chamou de "iluminação cruzada", e não de uma iluminação direta.

O evento, que oficialmente dá início às atividades do PPCGL, contou com a mesa de abertura composta pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha; pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues,que também representou o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia; e a coordenadora do PPGCL, Eni Orlandi. Além disso, estiveram presentes alunos e professores do PPGCL, assim como acadêmicos e pesquisadores de outras instituições de ensino superior.