Data 17/03/2017 09:03:01
Mais de 50 alunos da Univás concorrem a oito vagas do Projeto Rondon

Mais de 50 alunos se inscreveram para o processo seletivo do Projeto Rondon na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Na tarde desta quinta-feira, dia 16 de março, os acadêmicos preencheram um questionário, entregaram o histórico escolar e escreveram sobre um projeto que gostariam de implantar, na primeira etapa da seleção, realizada no Anfiteatro da Unidade Central. "As perguntas do questionário avaliam dados especiais sobre saúde, disponibilidade, questões familiares, enquanto temas individuais serão tratados na próxima etapa da seleção. Do processo seletivo será formado um grupo multidisciplinar com 8 alunos e dois professores para atuar em cidades de risco social", conta o professor do curso de Psicologia, Alessandro Caldonazo Gomes, membro da equipe Rondon da Univás.

Os alunos também vão passar por uma avaliação elaborada por profissionais do curso de Psicologia, que apoia incondicionalmente a organização do Projeto Rondon na Univás. "Torço por cada um de vocês e sei que os oito alunos selecionados representarão muito bem nossa Universidade", afirma o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, professor Antônio Homero Rocha de Toledo. Ele falou com os universitários concorrentes que nem sempre o aluno que considera apto na parte científica está preparado para enfrentar os desafios de cidades com precariedade de acomodação e alimentação, por exemplo. "Buscamos estudantes que tenham compromisso social e que precisam se adaptar sem problemas em trabalhos com equipes e convivam bem com seus colegas, professores e população que será atendida", esclarece.

No mesmo dia, foi apresentado vídeo que explica o projeto aos candidatos. Professores e alunos também falaram de sua experiência em outros anos do projeto e motivaram os inscritos. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Operação "Rondônia Cinquentenário "
O projeto da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) ficou em primeiro lugar na Operação "Rondônia Cinquentenário" que será desenvolvida no Estado de Rondônia, na cidade de Itapuã do Oeste. "A inteligência e a sensibilidade de toda a nossa equipe da Univás deve ser ressaltada. Conquistar esse resultado no Projeto Rondon é motivo de muita satisfação para todos. Em nome da nossa mantenedora quero abraçar a cada um, nas pessoas do nosso reitor, professor Carlos Laraia, e do nosso pró-reitor de Extensão, professor Antônio Homero", parabeniza o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha.A Univás concorreu com universidades públicas federais e estaduais de todo país e as conquistas vieram, principalmente, através de um elo muito forte criado entre o pró-reitor de Extensão e os professores Igor Souza Nogueira Oshiro, Camila Claudiano Quina Pereira e Rita de Cássia Pereira, que produziram e enviaram os projetos.