| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 20/03/2017 09:12:13
Curso de Fisioterapia da Univás atende pacientes da Policlínica do bairro São Geraldo

Parceria entre Universidade e Secretaria Municipal de Saúde propicia cerca de mil atendimentos mensais

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), através da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), mostrou mais uma vez seu compromisso social com a comunidade pousoalegrense ao firmar uma parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da secretaria municipal de Saúde. A parceria contempla pacientes da Policlínica do bairro São Geraldo, que estão sendo atendidos por acadêmicos do 9º período do curso de Fisioterapia da Univás. A ação social atinge uma população carente que até então não tinha acesso a esses serviços de saúde. Em apenas um mês de atuação já foram realizados cerca de mil atendimentos.Ao todo, nove alunos, orientados por dois professores responsáveis, atendem os pacientes de ortopedia, traumatologia e reumatologia de segunda a sexta-feira no período da manhã.

"É fantástico ver a Univás atuando de forma tão eficaz neste contexto social e de saúde pública. Recebemos a proposta da secretaria de Saúde e entendemos essa necessidade tão urgente da população. Para os alunos é uma aprendizagem enorme. A parceria enriquece a vida acadêmica, pois os alunos encontram aqui uma realidade diferente de clínicas particulares. O aprendizado abrange todos os aspectos desde o educacional, humano, até o social", avalia o professor Sidney Benedito Silva, coordenador do curso de Fisioterapia.

A Fuvs assumiu sete salas já existentes no local e fez uma reestruturação completa nas instalações e adquiriu todos os recursos necessários para os atendimentos, inclusive equipamentos novos de fisioterapia. "É um sonho que está sendo realizado, ver a Univás inserida na assistência à saúde. Percebemos nesses primeiros dias como é importante a parceria entre a Secretaria de Saúde e a Univás para uma população tão carente de recursos e serviços. Nossa expectativa é que essa parceria só cresça e contamos com esse apoio da Universidade pra prestar uma boa assistência à saúde para população pousoalegrense", conta a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira.

Os acadêmicos e professores da Univás atendem na Policlínica pacientes da área de ortopedia voltado para o aparelho locomotor, alterações de postura, dores na coluna, ombros e joelhos e todas as articulações. "Ocupamos um espaço na Policlínica com um serviço até então inexistente no bairro e queremos ampliar esses atendimentos para outras especialidades. Já temos muitos frutos dessa atuação social na sociedade, alunos que levam para outras cidades e instituições o nome da Univás como exemplo de educação e atendimento de qualidade", ressalta o professor Marcelo Renato Massahud Junior.

Para a acadêmica Juliane Wynne Silva a parceria é fundamental para o crescimento profissional dos universitários. "Essa ação acrescenta muito no conhecimento adquirido em sala de aula. A convivência próxima com a população e profissionais de outras áreas é enriquecedora. Aqui, adquirimos conhecimento na prática além de construir laços de amizade com nossos pacientes, um lado muito gratificante nessa profissão", destaca a aluna.

O paciente Roberto Matheus fez questão de agradecer a disposição e carinho dos estudantes. "Estou me tratando com eles há três semanas e o resultado está muito positivo pra gente, pra toda comunidade que tá muito agradecida". Já a dona de casa Maria do Socorro dos Santos Silva fala do atendimento e amizade com as acadêmicas. "Eu dei essa sorte de encontrar essas meninas que estão me ajudando tanto. Já considero elas minhas amigas, minhas netas, pessoas que me ajudam muito mesmo. O atendimento carinhoso delas me faz sentir muito melhor", agradece. O curso de Fisioterapia da Univás atua na comunidade com mais de 3.500 atendimentos mensais atendendo instituições como o Asilo Madre Guel, UAPS São João, Asilo de Fátima, Casa São Rafael e Asilo São Vicente de Paula.

Presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, e secretária de Saúde, Sílvia Regina Pereira