| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 22/03/2017 11:22:01
Univás sedia curso de especialização em preceptoria de residência médica

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou a abertura do curso de "Preceptoria no SUS e Preceptoria de Residência Médica para o SUS", que é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês, que tem um instituto de excelência em estudo e pesquisa. "O curso possibilita fortalecer a preceptoria dentro do SUS através de metodologias ativas. Nossa iniciativa é baseada na abertura de muitas vagas nessa área. Por isso, precisamos investir numa melhor capacitação desses profissionais", explica a médica preceptora da residência de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Júlia Bacon, que é facilitadora do Hospital Sírio Libanês nesse projeto de apoio ao SUS.

A Univás apoiou o projeto desde o início e vários coordenadores de cursos se inscreveram para participar das especializações. "Apoiamos esse curso pois o grande público de alunos da área de saúde da região são formados pela Univás. É fundamental termos uma preceptoria tanto pra residência quanto pra alunos dos últimos anos de cursos voltados para essa área que terão uma qualidade de ensino ainda melhor através dos preceptores bem preparados", conta o diretor executivo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Igor Souza Nogueira Oshiro.

A secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira, disse que a parceria entre a Fuvs e a Prefeitura de Pouso Alegre vem trazendo vários frutos para o município. "Essa parceria com a Univás é muito importante e acreditamos muito nesse curso que começa hoje. Apoiamos esse curso e contamos com os participantes do curso para melhorias futuras na saúde na comunidade pousoalegrense".

O secretário municipal de Saúde de Congonhal, João Batista Cunha, também esteve presente no evento e apoia o projeto. "Não há outra maneira de mudar a realidade da saúde que não seja pelo ensino. Nossa função, nosso papel é fazer com vontade e seriedade esse processo de formação para que as pessoas passem a acreditar de verdade no Sistema Único de Saúde. Precisamos de conhecimento para cuidar da população de forma mais humana e eficaz", disse.

O reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, ressaltou que depois de muito tempo representantes da secretaria municipal da Saúde e Univás sentavam cordialmente juntos para discutir melhorias para população. "Esse curso será fundamental para coordenadores da nossa Universidade que apoia este projeto de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e nossos acadêmicos vão se beneficiar e muito com esse projeto de especialização", avalia.