| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 24/03/2017 08:15:01
Presidente da Fundação não será mais indicado pelo governo

Na tarde desta quarta-feira, 22 de março de 2017, a Assembleia Geral da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) se reuniu para analisar, deliberar e votar alterações do Estatuto da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí - a Fundação, como todos conhecem - visando atender às determinações do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, responsável pelas Fundações em todo o estado de Minas Gerais.

Como acontece em todas as fundações do Brasil, a Fuvs tem os seus trabalhos fiscalizados e orientados por um membro do Ministério Público estadual, que é o Promotor Curador de Fundações. No caso da Fuvs, o Curador é o Promotor Dr. Agnaldo Lucas Cotrim, que após analisar o antigo Estatuto da Fuvs, detectou a necessidade urgente de atualização do mesmo para atender às exigências das legislações.

Em sua fala e respostas aos questionamentos feitos durante a Assembleia Geral, o Promotor Dr. Agnaldo Cotrim ressaltou que outras 25 fundações de Minas Gerais já passaram pelo mesmo processo de alteração e atualização de seus Estatutos.

Para atender às exigências legais referenciadas como necessárias pelo Promotor Curador de Fundações, o presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, convocou a Assembleia Geral para deliberar sobre assunto de tão grande importância para toda a comunidade pousoalegrense e regional.

Por maioria absoluta de votos, a Assembleia Geral da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, composta por membros de segmentos representativos da comunidade, votou pela aprovação do novo Estatuto após a leitura do primeiro ao último artigo. A partir da alteração integralmente aprovada, de agora em diante, o processo de escolha do presidente da Fuvs e dos membros do Conselho Diretor não será mais decidido pelo governador do Estado e sim por votação do Conselho Deliberativo da Fuvs, em Pouso Alegre, com nova composição determinada no Estatuto aprovado.

O presidente da Fundação, Luiz Roberto Martins Rocha, em entrevista, fez questão de ressaltar a importância da fiscalização e da supervisão constante do Promotor Curador de Fundações designado pelo Ministério Público de Pouso Alegre para o bom andamento dos trabalhos da Fundação. Ainda, enalteceu não só sua atuação rigorosa, clara e estritamente legal no cumprimento das ações que a situação requer, como seu importante papel social e fiscalizador na prestação dos serviços nas áreas da saúde e da educação para a população de Pouso Alegre e do sul de Minas Gerais.

O presidente ressaltou, também, a importante participação da Dra. Valma Leite da Cunha, Promotora Coordenadora do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público do Estado, que, ao lado do Promotor Curador da Fuvs, teve papel fundamental de orientação na elaboração do novo Estatuto de acordo com o padrão legal exigido.

Por fim, o presidente se dirigiu à sociedade pouso alegrense e sul mineira e agradeceu a todos os membros da Assembleia Geral que até aqui atuaram com competência, brilhantismo e comprometimento idôneo com os interesses da Fundação. Também, pela determinação dos funcionários e das lideranças do Hospital Samuel Libânio, Univás, Colégio Anglo Pouso Alegre e Colégio Técnico João Paulo II em garantir um processo transparente de melhoria contínua da qualidade dos serviços, buscando sempre atuar com responsabilidade social e excelência técnica.