Data 24/03/2017 11:25:01
Curso de Ciências Biológicas da Univás participa de comemoração do Dia Mundial da Água

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), através do curso de Ciências Biológicas, participa e apoia a 5ª Edição do Dia Mundial da Água realizada em Pouso Alegre, na sexta-feira, dia 24 de março, na Praça Senador José Bento. A coordenadora do curso Mirian Sáber, juntamente com professores, acadêmicos e técnicos da Univás fazem palestras e esclarecimentos para a população durante o evento. "Esse contato mais próximo com as pessoas é muito importante e gratificante. Essa conscientização melhora com certeza o meio ambiente. Nossa água limpa está acabando e precisamos compartilhar essa informação, principalmente, com as crianças. Esperamos que elas se tornem adultos responsáveis e passem isso para as próximas gerações. Temos que ter consciência que a água disponível no planeta para consumo é mínima, apenas 2% do total, então não podemos gastar mais do que o necessário e muito menos contaminar o que ainda resta para nossa sobrevivência", ensina a professora.

A Univás apresentou à população a horta vertical sustentável que ótimo exemplo de economia de água. "Mostramos também um experimento das larvas do Aedes Aegypti e a importância da preservação do ambiente aquático através de animais em formol. Outro experimento de aguapé mostra a absorção do óleo vegetal na água de um rio ou lagoa. Tudo isso, para conscientizar sobre a importância da água", conta Mirian. A equipe da Univás ainda distribuiu mudas para reflorestamento de matas ciliares durante o evento.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Portanto, esta mesma data de cada ano é estipulada para discussão sobre os diversos temas relacionados à questão. Em Pouso Alegre, muitas instituições comemoram a data durante o evento desta sexta-feira, dia 24 de março.