Data 29/03/2017 13:43:01
Pesquisa de Pós-Doutorado é apresentada em encontro do Mestrado em Educação da Univás

O Mestrado da Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou Encontro de Estudos e Pesquisas com a professora Rosimeire Aparecida Soares Borges, na manhã desta quarta-feira, dia 29 de março, na Unidade Fátima. A educadora apresentou pesquisa de Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) sobre "A Matemática em tempos de Escola Ativa: uma análise das orientações para professores lidas nas Revistas Pedagógicas Brasileiras (1920-1960)".

É uma pesquisa sobre as apropriações que foram feitas pelos autores de artigos de periódicos pedagógicos de vários estados brasileiros das propostas de dois movimentos importantes para educação no Brasil: Escola Nova e Matemática Moderna. A pesquisa foi apresentada para os alunos e professores do Mestrado em Educação da Univás e convidados. "Usei revistas pedagógicas publicadas de 1920 a 1978. Escolhi artigos que estão dentro dessas revistas, que falam do ensino de Matemática, e a partir disso fiz uma análise olhando para esses artigos, para que esses autores escreveram, identificando na fala desses autores o que é herança desses dois movimentos: Escola Nova e Matemática Moderna", explica Rosimeire Borges.

O movimento da Escola Nova, que teve início em 1920 e foi até 1960, intentou reconstruir a educação no Brasil para que ela retomasse sua função social. Já o movimento da Matemática Moderna teve como objetivo a modernização do ensino da Matemática para uma formação do aluno que pudesse contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico do país.

O professor supervisor do pesquisa de Pós-Doutorado é Ubiratan D'Ambrósio, educador matemático reconhecido internacionalmente. Ele se dedica aos estudos referentes à educação da Matemática e contribuiu fortemente para realização desse estudo apresentado pela professora Rosemeire.

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, em 2011, tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal, em 2007. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em 2002. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Educação da Univás. Atua em Educação e Educação Matemática, especificamente em Metodologia de Pesquisa, Tecnologias da Comunicação e Informação, Metodologias do Ensino de Matemática, Formação de professores e História da Educação Matemática. Pós Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo.