| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 03/04/2017 09:35:01
Curso de Capacitação PREAUT é realizado com sucesso na Univás

O curso de Capacitação PREAUT, para detecção precoce de sinais de risco de sofrimento psíquico em bebês, foi realizado com muito sucesso nos dias 31 de março e 1 de abril no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "Mais uma vez somos pioneiros. Estamos felizes de propiciar essa discussão tão importante às vésperas do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (comemorado no dia 2 de abril). Através desse curso trazemos para toda comunidade o que há de mais recente sobre o diagnóstico precoce do autismo. Esse é um motivo de orgulho pra nós da Univás", afirma o reitor Carlos de Barros Laraia.

O curso foi ministrado pela pós-doutora em Psiquiatria da criança e professora Paris VII-França, Érika Parlato; e a psicanalista da Escola Freudiana de Belo Horizonte(Iepsi), co-fundadora do primeiro Espaço-Projeto de Atenção à Primeira Infância, Rosely Melgaço. "Queremos espalhar essas sementinhas, essas informações novas e avançadas. Essa capacitação encontra aqui na cidade um terreno propício para criar uma rede ampla de trabalho", avalia Rosely Melgaço.

O objetivo do evento foi capacitar alunos, profissionais das diversas áreas da saúde e da educação e todos que demonstrem interesse no processo de detecção precoce de sinais de risco de sofrimento psíquico em bebês, principalmente autismo, através do Protocolo PREAUT - França. "Na verdade, só trataremos de autismo quando a criança crescer mais. Nosso enfoque agora é o que a gente já pode ver no bebê e perceber sinais de sofrimento psíquico. Na hora que o autismo é diagnosticado lá na frente o trabalho fica mais ágil. Se a gente consegue ver um sinal no bebê e começa a trabalhar conseguimos bons resultados. Queremos ensinar esses sinais para os profissionais pousoalegrenses que precisam estar capacitados sobre o tema", explica Erika Parlato.

Organização e apoio
O evento foi produzido pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da Univás, que tem várias frentes de trabalho. "Esse curso específico mostra uma tecnologia extremamente inovadora, que nasceu na França e veio recentemente para o Brasil, é desenvolvido pela equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Um dos principais objetivos do NInA é possibilitar aos acadêmicos e sociedade em geral espaços de discussão sobre questões voltadas aos trabalhos ligados à inclusão", conta o pró-reitor de Graduação da Univás e coordenador geral do NInA , Guilherme Carrozza.

A professora Marcilena Assis Toledo, da coordenadoria do NInA, enfatizou o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre no evento que vai trazer muitos frutos para a comunidade local. "Essa oportunidade de trazer para cidade aquilo que já é oferecido no primeiro mundo é muito importante para os profissionais de saúde e educação, para as famílias pousoalegrenses, que estão em contato direto com essas especialistas. Também desenvolvemos na Universidade estudos, pesquisas, pra que esse conhecimento possa reverter em prol da sociedade".

A secretária municipal de Educação, Leila Fonseca, falou sobre a importância do evento em nome da prefeitura de Pouso Alegre. "Esse evento é muito importante para toda a cidade. Essa parceria da prefeitura com a Univás tem trazido muitos frutos para toda sociedade. Essa iniciativa ajuda nossas monitoras e professoras da Educação Infantil, pois precisamos nos capacitar, estudar e saber mais sobre o autismo. Nós da Educação precisamos de muita ajuda para tratar e trabalhar esse tema tão relevante e, dessa forma, tratar ainda melhor nossas crianças e seus familiares", analisa.

Avaliação
A estudante do curso de Psicologia, Gilmara Aparecida dos Reis Dias, disse que o vento foi muito rico para sua formação acadêmica. "É muito importante estar envolvida com esse tema, saber da avaliação e diagnóstico corretos sobre o autismo é muito importante. Esse curso é valioso demais pois trata do preventivo e como podemos espalhar essas informações em todas as áreas de educação e saúde. Saio daqui totalmente envolvida com o tema. É um aprendizado muito rico e profundo". Já o acadêmico Tiago Brandão Soares ressaltou a participação da Liga Acadêmica de Psicologia que trabalhou na organização do evento. "Pra nós é muito importante ter acesso a esse curso de nível internacional que foi trazido para nossa cidade. É muito enriquecedor para nós alunos e para comunidade em geral".