Data 05/04/2017 15:53:01
Curso de Educação Física promove projeto de extensão sobre "Esportes e Atividades na Natureza"

Os alunos do 5º período do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram do projeto de extensão "Esportes e Atividades na Natureza" realizado no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, em Campinas (SP) neste sábado, dia 1 de abril. O projeto é realizado nas modalidades de arvorismo, tirolesa e orientação.O hotel, com 28 estações no arvorismo, é o único a ter o maior circuito do Brasil, e a tirolesa tem aproximadamente um quilômetro de extensão.

O arvorismo é uma atividade física na natureza, onde a travessia é feita através de trilhas nos ares, previamente instaladas no alto das copas das árvores, com plataformas interligadas por cabos de aço com diferentes circuitos, como pontes suspensas, escadas de cordas, rapéis, falsas baianas, pinguela maluca, ponte napoleza, tirolesas e outros. "A dificuldade vai aumentando à medida que o praticante avança de uma plataforma para outra. O arvorismo é utilizado no turismo, lazer e recreação", explica o professor Anderson Andrade.

Já a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões e sobrevoa o terreno que passa por baixo.
A Orientação é um esporte em que o praticante navega de forma independente no terreno, auxiliado somente por mapa e bússola. "O objetivo da modalidade é visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle distribuídos no terreno", ensina a coordenadora do curso, professora Rosy Amaral Silva Ribeiro.

A coordenação do curso agradece ao professor Daniel Simões Rebello e todos alunos, em especial, Larissa Borges, Sarah Cavalcante, Diane Silva e estudantes que, indiretamente, tornaram possível essa viagem.