| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 07/04/2017 16:18:19
Univás: a segunda melhor universidade particular de Minas Gerais

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) conquistou mais uma vitória. Ela está classificada como a segunda melhor universidade particular de Minas Gerais. A classificação é do Índice Geral de Cursos (IGC), um instrumento construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), informado recentemente. "Ficamos muito satisfeitos com essa notícia divulgada pelo Inep, pois estamos atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). É um motivo de muito orgulho pois a Univás, que tem apenas 18 anos de idade, tem na sua frente apenas a PUC/MG que é quase sexagenária. Essa vitória da Univás não é apenas da reitoria, não é apenas dos professores e alunos, mas de todas as pessoas que trabalham para o engrandecimento dessa instituição, desde aquele mais humilde colaborador até o mais qualificado dos mestres dessa instituição. Agradeço a todos por mais essa conquista e queremos sempre muito mais pensando, principalmente, na qualidade de Educação oferecida aos nossos estudantes", analisa e agradece o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

O IGC, que é único indicador para qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino, é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)/Ministério da Educação (MEC). Esse indicador é normalmente usado pelos estudantes para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país. "A conquista da Univás nos enche de alegria e satisfação e nos impulsiona a investir, de maneira responsável, no nosso plano de desenvolvimento institucional, que garante uma universidade cada vez mais forte, efetivando educação de qualidade para os nossos alunos. Meus parabéns às pessoas que construíram a Univás no passado e que constroem a Univás do presente, aos líderes, aos professores, aos funcionários, aos alunos e seus familiares e ao povo de Pouso Alegre e do sul de Minas. Essa vitória é de todos nós. A Univás é nossa! Chegamos muito bem até aqui, mas olhamos para frente e visualizamos o trabalho e o empenho de todos nós pela incessante garantia da melhoria contínua. Hoje festejamos, amanhã trabalharemos mais e mais", comemora o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em conta muitos aspectos como a média do Conceito Preliminar dos Cursos, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. O IGC avalia também a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES. O índice avalia também condições de infraestrutura dos cursos, mestrados e doutorados, além da formação dos corpos docentes, laboratórios, bibliotecas, entre outras aspectos.