| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 10/04/2017 13:25:01
Gerência de RH promove evento com o tema "Depressão" voltado aos colaboradores da Fuvs

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e para o ano de 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema "Depressão". Com o objetivo de esclarecer melhor os colaboradores sobre o tema, o Serviço de Saúde Ocupacional da Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) teve a iniciativa de apresentar uma discussão em forma de mesa redonda formada pelo médico de Trabalho da Fuvs, Luciano Jardim, a médica Fernanda Gonçalves Campos e a psicóloga Ana Cláudia Neves. O evento realizado no Anfiteatro da Unidade Central da Univás contou com a presença de 118 colaboradores.

Para Luciano Jardim, o tema "Depressão" é bastante apropriado, pois este é um problema de saúde que encontra algumas barreiras como: preconceito, diagnósticos equivocados, uso incorreto de medicamentos, uso de medicamentos sem prescrição médica, além de ser uma patologia subdiagnosticada. "Do ponto de vista empresarial observamos que os afastamentos por este motivo, quando ocorrem, são na sua maioria de evolução lenta e arrastada, levando os pacientes a ficarem afastados do trabalho por longos períodos. Nossa meta é, como serviço de Saúde Ocupacional, agir na prevenção das doenças. E com este evento esperamos ter contribuído com a saúde mental de nossos colaboradores ao oferecer a eles tão ricas informações, e também com a empresa, na redução do absenteísmo", afirma.

Os presentes, após as palestras, participaram de um sorteio concorrendo a um Voucher, no valor de R$200,00, para ser utilizado no restaurante Costela no Bafo (patrocínio do laboratório farmacêutico Biolab). A contemplada foi a colaboradora Isabel Aparecida Gomes Martinez. "Resolvemos abordar essa questão, a doença do século, pois presenciamos isso a todo momento com colaboradores, familiares, estudantes, com um sentimento de tristeza muitas vezes confundida com depressão. Temos aqui todo aparato médico e psicológico e temos que discutir esse tema e trazer ensinamentos e informações sobre como tratar essa doença tão comum e atual nos nossos dias", explica a iniciativa de realização do evento a gerente de Recursos Humanos, Isabel Cristina Pereira Amaral.

Fernanda Gonçalves Campos
A médica Fernanda Gonçalves Campos, formada em Medicina pela Universidade São Francisco e residência em Psiquiatria pelo Hospital São Francisco, em Bragança Paulista (SP) é membro do corpo clínico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. "Temos refletido mais sobre Saúde Mental, derrubando tabus de falar do tema Depressão. Não tratar e avaliar esses casos traz um impacto muito grande em todas as esferas da vida das pessoas, inclusive na produtividade no trabalho. Hoje as doenças psíquicas tem acometido a população de forma muito contundente e colocadas como uma das principais causas de absenteísmo no trabalho (faltas por doença). Então. É um tema muito relevante para ser abordado entre os colaboradores da Fuvs", disse.

Ana Cláudia Neves Gonçalves
A psicóloga Ana Cláudia Neves Gonçalves, formada pela Univás; Gerente de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e professora do módulo de Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre. "É muito importante falar da prevenção da doença. Falamos de como prevenir a depressão e melhorar a autoestima e saúde dos colaboradores da Fuvs", afirma a especialista em Saúde Mental.