Data 11/04/2017 09:20:01
Univás sedia Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre

O curso de Sistemas de Informação (SI) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou o 13º FLISoL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre) no dia 08 de abril na Unidade Fátima. O evento contou com várias palestras e de uma atividade chamada InstallFest (festival de instalação de softwares livres)."O FLISoL é muito importante para a interação dos alunos do curso de SI com a comunidade já fortalecida. Isso ajuda os estudantes a terem uma motivação maior. O evento também ajuda a agregar a comunidade acadêmica, elevando ainda mais o nome dela para a comunidade de profissionais de TI", avalia o coordenador do curso, professor Roberto Rocha.

O evento contou com 40 pessoas por palestra, entre alunos e ex-alunos da Univás e outras instituições, além de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de Pouso Alegre. O palestrante Daniel Fernandes, que trabalha com desenvolvimento de dispositivos de segurança digital na Datablink, em Santa Rita do Sapucaí, disse que o posicionamento da Univás frente ao evento marca o nome da Universidade na região. "Esse tipo de evento agrega pessoas, agrega conhecimentos, e por estar sendo realizado em uma Universidade traz ainda mais credibilidade. Essa feira tem uma cultura muito forte que deixa um legado fundamental para os profissionais dessa área".

Para o professor Edy Segura, que atua na Univás há nove anos, o FLISoL é um momento especial para fazer network e ver tecnologias que não estão dentro da grade do curso, pois nessa área o mercado atualiza de forma muito rápida."Participar desse evento é uma forma de ter o pé no futuro e observar tecnologias abertas. O movimento do Software Livre, por exemplo, mostra que é possível ser colaborativo, sem competitividade, na sociedade atual para resolver problemas em comum".

Já o empresário da área de software, Túlio Faria, acredita que o FLISoL fortalece a comunidade de Tecnologia da Informação (TI) em Pouso Alegre."Essa estrutura forte e ambiente tematizado oferecido pela Univás traz respaldo e credibilidade para o evento, um evento que promove a integração de estudantes com profissionais que atuam há bastante tempo na área", afirma. Na mesma linha, o palestrante Gustavo Dias defende a realização da FLISoL na Univás. "O FliSoL só tem a agregar para a comunidade, o evento serve como uma janela para que os novos alunos possam abrir sua mente e aprender novas coisas. O evento ajuda também a enaltecer a importância da comunicação e envolvimento de cada profissional com a comunidade a qual está inserido".

FLISoL
O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.