Data 18/04/2017 11:14:01
Univás e prefeitura firmam parceria em prol da população pouso-alegrense

O prefeito Rafael Simões, cumpriu na manhã desta terça-feira, dia 18 de abril, mais um compromisso de campanha mostrando toda a seriedade e transparência da atual administração municipal. Ele esteve presente na recepção dos alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) que vão atuar como estagiários na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. "Estamos cumprindo mais um compromisso do nosso programa de governo, firmando essa parceria que propicia estágio para estudantes da Univás, que estão buscando seu espaço no mercado de trabalho. Eles vão atuar em todos os setores da prefeitura e de instituições públicas parceiras do poder público municipal. Essa parceria é muito importante para população de Pouso Alegre e já está surtindo muito efeito, principalmente, na área de saúde, onde a Univás é muito forte. Agora vamos para outros segmentos como administração, contabilidade, educação física, psicologia, sempre objetivando prestar atendimento de qualidade para população", afirma Rafael Simões.

O Programa Municipal de Concessão de Bolsa-Estudo foi reformulado pela administração de Rafael Simões, com a obrigatoriedade dos bolsistas de fazer estágio em órgãos da administração pública. "É um momento maravilhoso não só para nossa Universidade como para sociedade pouso-alegrense, é o que chamamos de integração docente assistencial, é o ensinamento, o conhecimento, da Universidade chegando junto da prefeitura, junto da população. É um momento de comemoração e agradecemos ao prefeito Rafael Simões, que tem vontade política e visão de estadista, um olhar moderno e inovador, que entende que a Univás é parceira e está aqui para contribuir e oferecer o seu melhor para os avanços de Pouso Alegre", agradece o
presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha.

A primeira instituição de ensino superior a firmar convênio com a prefeitura foi a Univás, com bolsas de estudo no valor de R$ 600,00 convertidos na forma de desconto nas mensalidades. "É mais uma aproximação da Universidade com a prefeitura municipal, coisa que a gente não tinha em outras gestões, e felizmente nessa gestão do Rafael Simões, conquistamos essa parceria tão importante. Presenciar a assinatura desses contratos é uma alegria muito grande. Essas bolsas de estudo vão ajudar esses alunos a completarem seus estudos. Esse estágio é mais um diferencial da nossa Univás", comemora o reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia.

O diretor executivo da Fuvs, Igor Souza Nogueira Oshiro, contou que a princípio 45 alunos estão sendo beneficiados, mas que uma nova fase será aberta com mais 30 vagas para estudantes da Univás. "Nesse programa todos os lados ganham, a Univás com a garantia de bolsas de estudos e inserção de alunos no mercado de trabalho, e a prefeitura com nossos alunos especializados atuando diretamente com a população", avalia.

A administração municipal será beneficiada pela presença dos estagiários, que contribuirão para o constante aperfeiçoamento e atualização das rotinas de trabalho e a maior eficiência dos serviços públicos, criando-se uma interface permanente com os centros de ensino e pesquisa estabelecidos no município. A aluna Jéssica Paiva Rodrigues, do curso de Psicologia, disse que além da inserção no mercado de trabalho, o programa traz uma oportunidade grande para estudantes que precisam de um estágio de meio período para complementar a renda e ajudar no pagamento da mensalidade. "É uma oportunidade excelente que estamos tendo para mostrar a importância da atividade física e o quanto ela está relacionada com a saúde das pessoas", conta o acadêmico Roney José de Carvalho do curso de Educação Física da Univás. Já para a acadêmica Êndola Caroline Openheimer Ribeiro, do curso de Fisioterapia, a oportunidade abre muitas portas para os estagiários da sua área que necessitam muito da prática e o contato direto com a população. De acordo com o projeto, o estágio tem duração máxima de dois anos.