Data 19/04/2017 07:12:01
Lídia Noronha Pereira é a primeira doutora em Ciências da Linguagem "formada" pela Univás

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) realizou a primeira defesa do Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na tarde desta terça-feira, dia 18 de abril. Lídia Noronha Pereira, que foi orientada pela professora Telma Domingues da Silva, foi aprovada como a primeira doutora em Ciências da Linguagem da Univás depois de defender a tese com o título "A (des)estabilização de sentidos para corpo e sujeito inscritos pela sexualidade e pelo gênero: efeitos de ruptura".

A banca foi composta pelas professoras Telma Domingues da Silva, Luciana Nogueira e Paula Chiaretti da Univás; Simone Tiemi Hashiguti da Universidade Federal de Uberlândia; e Vanise Gomes De Medeiros da Universidade Federal Fluminense. Este é um momento muito importante na história do Programa, pois as teses defendidas trazem a público o resultado de todo o investimento institucional, profissional e pessoal de professores e alunos do PPGCL. "Não foi fácil conseguir esse doutorado para a região. Parabenizo Lídia e Telma por proporcionar esse momento tão especial que é a primeira defesa desse curso. Nós temos um percurso muito importante que hoje é consolidado com a primeira defesa em Ciências da Linguagem feita em uma Universidade no Sul de Minas", ressalta a coordenadora adjunta do PPGCL da Univás, professora Débora Hettwer Massmann.

Funcionando desde 2014, conforme recomendação do CTC - Ofício Nº 170-30/2013/CTC/CAAII/CGAA/DAV, de 17 de setembro de 2013, o Doutorado ampliou as possibilidades de formação acadêmica no sul de Minas Gerais para atender a um público-alvo que, na Univás e na região, demanda curso de pós-graduação. À medida que aliaram pesquisa e formação para docência no curso de Doutorado, os profissionais que, em 2014, buscaram a Pós-Graduação em Ciências da Linguagem tornam-se agora cientistas e educadores preparados para refletir sobre seus próprios instrumentos, seu domínio de atuação profissional e sobre a sociedade atual. "Depois de muita luta e trabalho, a Univás, a segunda melhor Universidade de Minas, viveu na tarde do dia 18 de abril um momento muito marcante e especial com da primeira defesa de tese do Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem. Parabenizo a todos que fizeram e fazem parte dessa conquista", comemora a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, Andrea Silva Domingues.

.