Data 19/04/2017 10:22:01
Univás implanta avaliação inovadora para curso de Medicina com participação de atores teatrais

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) está implantando uma forma inovadora de avaliação para os alunos do curso de Medicina que vai contar com a participação de um grupo profissional de teatro. O pró-reitor de Graduação, Guilherme Carrozza, explica que o método simula casos clínicos, através de esquetes teatrais (peças de curta duração), e os acadêmicos devem descrever a situação e indicar procedimentos necessários. O OSCE, que significa "Objective Structured Clinical Examination", acontece somente nas maiores universidade do mundo. "É mais um diferencial da Univás, a segunda melhor universidade particular de Minas Gerais. Não temos nas universidades vizinhas essa forma de avaliação. Com esse método nossos alunos, com certeza, sairão mais preparados para enfrentar os desafios da profissão", ressalta Carrozza.

O OSCE pode ser aplicado nos diversos cenários de atuação médica, ginecologia/obstetrícia (como é o caso da Univás), pediatria, saúde coletiva e serviços de urgência. "Na pirâmide de habilidades esse tipo de avaliação permite que o aluno demonstre o que sabe, porque atuamos em um ambiente simulado, onde o paciente é um ator, o que confere segurança ao exame/teste, sem prejuízo à saúde de pacientes verdadeiros", conta a médica e professora, Lyliana Resende Coutinho.

Instituições de ensino médico já utilizam o OSCE, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA), Universidade do Estado de São Paulo (UNESP- Botucatu), Universidade Estadual de Londrina, entre outras. Alguns serviços de residência médica também utilizam o OSCE como forma de avaliação dos candidatos. "A ideia surgiu exatamente da necessidade de uma melhor forma de avaliação dos alunos de internato de ginecologia e obstetrícia, do ponto de vista teórico-prático, sem comprometimento dos aspectos segurança, privacidade e ética, envolvidos nos atendimentos 'reais'. Além disso, existe a necessidade de treinar nossos alunos a trabalharem em ambientes simulados, uma vez que muitos irão passar por essa experiência nas provas de residência", explica Lyliana.

A avaliação vai contar com a participação de todos os professores da disciplina de saúde da mulher: Antônio Marcos Coldibelli Francisco, Benedito Fabiano dos Reis, Ivanildo Archângelo Júnior, Bruno Alexandre Napoleão, Silvânia de Cássia Vieira Archângelo, Lyliana Coutinho Resende Barbosa, Fabíola Soares Moreira Campos, Roberta Junqueira de Lima. "Nossa expectativa é de que será uma experiência muito interessante, com interação de atores treinados, professores e alunos, com grande aprendizado para todos. Os alunos ficam um pouco apreensivos, por ser uma forma diferente de avaliação daquela a que estão acostumados, mas eles próprios tem a consciência da necessidade desse modelo até mesmo para prepará-los para as provas de residência e para o exercício diário da profissão de médico", defende a educadora Lyliana.

Convênio de cooperação mútua

O pró-reitor de Graduação, Guilherme Carroza, procurou a professora de Teatro do Conservatório Estadual de Música, Simone Leite, em busca de um grupo teatral para participar das avaliações. Simone Leite sugeriu o Grupo Misturança que assinou um convênio de cooperação mútua com a Univás no início de abril. Os atores, profissionais do teatro, atuam não só em Pouso Alegre como em outras cidades do Brasil, com experiências no mercado artístico cultural, bem como na área de teatro institucional. "Estamos em processo de reuniões preparatórias. A professora Lyliana faz encontros prévios para nos passar os temas das provas e a necessidade da abordagem. Serão oito provas, em cada prova quatro cenas feitas pelo Grupo Misturança simulando casos clínicos, onde os alunos de Medicina farão avaliação e diagnóstico dos pacientes", adianta a atriz Paloma do Vale.

O Grupo Misturança foi criado em 2015 em Pouso Alegre, com objetivo de levar a arte dos espetáculos teatrais para os mais diversos públicos. "Ficamos muito felizes com essa nova oportunidade de atuação. Somos em quatro atores: Hamilton Alvarenga, Leda Nora, Marcelo Zambianch e Paloma do Vale, além da nossa preparadora, orientadora e diretora de cena Simone Leite.O grupo vem alcançando notoriedade por onde passa, pela beleza singela e poética de seus espetáculos. Fomos contemplados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de 2015, apresentando o espetáculo Ópera Dindinha em diversas comunidades do município. Com o mesmo espetáculo, o grupo participou em 2016 da Mostra de Teatro Lafayette Galvão, em Silvianópolis, e já está no segundo trabalho, agora uma peça adulta, que deve estrear em 2018", conta Paloma.