Data 20/04/2017 09:47:01
Reitor entrega coletes oficiais para alunos selecionados do Projeto Rondon 2017

Oito alunos começaram a jornada oficial do projeto Rondon 2017 ao receber seus coletes no final da tarde desta quarta-feira, dia 19 de abril, na Sala de Reuniões da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Os acadêmicos selecionados vão participar da Operação "Rondônia Cinquentenário", que será desenvolvida na cidade de Itapuã do Oeste/RO. "A seleção foi muito transparente e estamos felizes com o resultado. Eu espero que vocês, que serão nossos embaixadores levando o nome da Univás em terras rondonienses, continuem dando pra nós orgulho e representando muito bem nossa Universidade, que sempre se destacou nesse projeto", disse o reitor Carlos de Barros Laraia, que fez questão de participar desse momento ímpar para os alunos. Segundo site oficial do Ministério da Defesa, a Univás conquistou 100% de aproveitamento na edição 2016 realizada no Estado do Espírito Santo. A nova turma tem a responsabilidade grande de manter a mesma nota com seu desempenho e atuação.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha Toledo, também falou aos acadêmicos sobre a importância do projeto. "Vocês são privilegiados por participar de um projeto que vai contribuir sobremaneira para a vida profissional de todos. Poder conviver e ajudar pessoas carentes e atuar junto a uma equipe multidisciplinar vai ser um diferencial na vida de vocês. Eu tenho muito orgulho desse projeto e de vocês professores e alunos que estão iniciando essa jornada única e enriquecedora".

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. "Minhas expectativas são as melhores possíveis tanto na área profissional quanto pessoal. Esse trabalho, que envolve outros acadêmicos e culturas diferentes, vai nos trazer muita experiência com certeza", acredita o aluno de Enfermagem, Abner Tribst Aguiar. Já a aluna de Psicologia, Blenda Mayara da Silva, acha essencial a participação do acadêmico no projeto. "Esse contato mais próximo com a população é primordial, conhecer a realidade daquele povo e suas diferenças vai nos trazer uma bagagem profissional e pessoal muito rica", avalia.

"O projeto Rondon torna possível tudo que sonhei para minha atuação profissional, esse olhar ao próximo, trabalhar em comunidade. Enfrentar outra realidade, em outro Estado, traz muitas possiblidades de aprendizado para a vida", reflete o acadêmico de Medicina, Pedro Pazini de Souza Chagas. A aluna Ana Beatriz Nascimento Costa, também do curso de Medicina, disse que a expectativa é a melhor possível para o início das atividades. "Vamos dar o máximo para ajudar e interagir com a população de Itapuã do Oeste. Decidimos sair da zona de conforto e buscar experiências e novos aprendizados", garante.

O professor de Psicologia,
Alessandro Caldonazo Gomes, que será um dos docentes do projeto juntamente com Rita de Cássia Pereira, disse que está ansioso para começar o trabalho na prática. "Fazer parte desse projeto que está celebrando 50 anos me traz uma alegria muito grande. A realidade local é bem desafiadora mas selecionamos excelentes alunos, abertos e disponíveis, que vão poder mostrar toda sua capacidade de atuação em Itapuã do Oeste", analisa.

Uma das acadêmicas selecionadas Marcela Camila Ribeiro, do curso de Enfermagem, está encarando a oportunidade como um desafio na sua carreira. "Essa questão de ver e atuar numa cultura muito diferente traz grandes expectativas de enriquecimento em todos os sentidos". A estudante, Raíssa Carine de Souza, conta que pretende atuar em uma área nova da Fisioterapia que é a prevenção. "Pretendo ensinar a população a se prevenir doenças com exercícios físicos e atender a demanda que existe nesta comunidade mais carente com relação à fisioterapia", afirma.

A Univás estará no município de Itapuã do Oeste de 09 a 21 de Julho realizando o Projeto Rondon, com oito alunos mais o professores Alessandro e Rita. Os alunos realizarão oficinas e palestras nas áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Justiça, Cidadania e Cultura. "Ficamos cientes da capacidade, comprometimento e responsabilidade social desses profissionais durante a visita. Estamos nos sentido privilegiados com essa oportunidade de adquirir conhecimentos e melhorias para nosso município. Em julho estaremos prontos e de coração aberto para receber vocês da Univás", afirma o secretário de Saúde de Itapuã do Oeste, Emílio Carlos Cardoso. Segundo ele, a comunidade de Itapuã do Oeste está numa expectativa muito forte para receber os rondonistas da Univás.