Data 25/04/2017 11:43:01
Univás discute as "Perspectivas da Pesquisa em Educação no Brasil" durante seminário

O 3º Seminário de Produção Acadêmica com o tema "Perspectivas da Pesquisa em Educação no Brasil" está sendo realizado na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) na Unidade Fátima até o dia 26 de abril. A organização do evento é do Centro de Estudos e Pesquisas do Mestrado em Educação (CEPEDU), que reconhece a importância da pesquisa para a (re)construção do conhecimento a partir da realidade sul mineira. "Nosso objetivo é refletir sobre as pesquisas em educação na atual conjuntura nacional; socializar a produção científica em educação dos Programas de Pós-graduação da Univás, além de conhecer diferentes paradigmas inerentes às políticas públicas de formação de professores com a finalidade de compreender à concepção de educação por eles defendida", explica o coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação da Univás, professor José Luís Sanfelice.

A abertura oficial do Seminário foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 25 de abril, com a presença do presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs), Luiz Roberto Martins Rocha. "Tenho certeza de que tudo que for tratado aqui terá terreno fértil e vai produzir frutos em todos nós. O Mestrado em Educação nos mantêm alertas com uma visão crítica, entendendo os contextos e criando possibilidades para melhoria educacional", reflete o presidente da Fuvs.

Durante abertura oficial foi formada uma Mesa Redonda que abordou e discutiu o "Paradigmas das Políticas Públicas para Formação de Professores", com a presença dos professores Marli de Fátima Rodrigues da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) e Luís Antônio Groppo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). "Um professor não se concebe sem pesquisar seu objeto de conhecimento, e nessa perspectiva apresento os paradigmas da formação de professores no Paraná, que reflete um movimento nacional de políticas que foram colocadas a partir da década de 90 no Brasil", conta Marli Rodrigues, que abordou mais profundamente o tema "Paradigmas das Políticas Públicas para Formação de Professores".

O professor Luís Groppo discutiu os aspectos educativos dos "Movimentos das ocupações e suas possibilidades educativas". "Foi um movimento contra a reforma do Ensino Médio e a proposta da Emenda Constitucional que congelou os gastos públicos com a educação e saúde. Um movimento que atingiu 1.100 instituições em todo país e foi muito forte no Sul de Minas. Essas ocupações exerceram práticas educativas e de formação política inovadoras, criativas, que passaram pela formação dos jovens e o diálogo entre as gerações", explica o educador.

No seminário é realizado o "Curso de Introdução ao pensamento de Antonio Gramsci", ministrado pelo professor Adair Ângelo Dalarosa, docente associado da Universidade Estadual do Centro Oeste (PR) e membro da Sociedade Internacional Hegel e Marx/Brasil. "A filosofia, o pensamento político, e os questionamentos que Antônio Gramsci fazia aos programas educacionais do seu tempo são de extrema importância para entendermos os problemas de educação atuais. É uma base para pensarmos e questionarmos as políticas educacionais, as teorias pedagógicas e as próprias práticas educacionais nas escolas", ensina Dalarosa.