| Notícia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio
Data 26/04/2017 10:39:01
Acadêmicos da Univás realizam mobilização de prevenção à hipertensão arterial no bairro São João

Acadêmicos dos cursos de saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizaram evento de mobilização no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, na manhã do dia 26 de abril, no pátio do Supermercado São João, das 8h30 às 11h. "É um momento para rastrearmos e fazermos uma intervenção em pessoas que desconhecem o histórico familiar dessa doença. Instruímos para as mudanças de hábitos alimentares e incentivamos as atividades físicas. Também alertamos para as práticas de tabagismo e etilismo. É um momento também para quem já é hipertenso combater as doenças cardiovasculares e complicações relacionadas à hipertensão arterial, uma doença que acomete de 30% a 40% da população brasileira. Em 2016, foi a doença com maior índice de atendimento na UAPS São João", explica a coordenadora da UAPS São João, Tatiana Loiola.Para ela, alguns fatores de risco "alertam para a hipertensão arterial como obesidade, histórico familiar de alguém que tenha hipertensão, dor de cabeça, tontura, qualquer mal-estar.O adulto de 18 a 60 anos tem que verificar a pressão duas vezes ao ano".

Durante o evento, o curso de Fisioterapia aplicou atividades ao ar livre com pessoas da terceira idade. Já os alunos de Enfermagem aplicaram a vacina de influenza para grupo de risco. "Ficamos com a parte da imunização contra a influenza e atingir com a vacinação os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Atendemos os idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde", conta Fernanda Ribeiro Borges.

Acadêmicos de Medicina participaram do evento fazendo o rastreamento de hipertensos do bairro São João. "É muito prazeroso fazer essa atividade de educação e prevenção de doenças para população. É importante atendermos e encaminharmos bem essas pessoas para que elas tenham uma vida mais saudável", conta Amanda Marques. A aluna Carolina Tokunaga Bulgarão fala da organização do evento. "Preparamos esse evento do dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial visando a prevenção em um espaço de fácil acesso pra todos que é o pátio do Supermercado São João. Realizamos diagnóstico precoce de população em risco para a hipertensão e orientamos e conscientizamos a população sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção de hipertensão. Também informamos a população sobre a importância de mudanças de hábitos de vida, como sedentarismo e alimentação, por meio de prática de atividades físicas e orientação nutricional, com objetivo de combate a fatores de risco".

O morador do bairro São João, Elzio Duarte Paiva, elogiou a iniciativa e o atendimento dos acadêmicos. "É excelente esse atendimento aqui no bairro, principalmente, pra fazer esses exames tão importantes e deixar a gente mais atento com a saúde no dia a dia". Durante a mobilização, os estudantes de Medicina fizeram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura, classificação estado nutricional, além da triagem de detecção de hipertensos descompensados. Amanhã, dia 27 de abril, as mesmas atividades serão realizadas no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS São João, das 8h30 às 11h.