| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 27/04/2017 16:22:01
Um dos mais renomados bioeticistas do mundo profere palestra na Univás

A Univás, através do curso de Mestrado, teve a honra de contar com a palestra do renomado professor Léo Pessini na tarde desta quinta-feira, dia 27 de abril, no Salão de Eventos da Unidade de Fátima. Ele abordou o tema "Bioética, Humanismo e Pós-Humanismo no Século XXI-Em busca de um novo ser humano?". "É um encontro que discutimos as questões fundamentais da humanidade frente à evolução técnico-científica em curso quando se busca um novo ser humano. Refletimos esse tema no momento que introduzimos tanta tecnologia na vida do ser humano, até mesmo antes do seu nascimento até sua morte. O questionamento é onde fica o valor de dignidade humana nesse processo todo de tecnologização desenfreada sem o cuidado com a vida", explica o palestrante Pessini. O evento contou com a presença do presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, e do reitor da Univás, Carlos de Barros Laraia, que agradeceram a presença de todas as autoridades, acadêmicos e comunidade pouso-alegrense.

Questionado sobre o futuro do ser humano do nosso século, Léo Pessini disse que a esperança é a palavra-chave desse processo. "Temos que utilizar, nesse momento, as reservas de esperança no mais profundo dos corações humanos, porque o combustível necessário para o dia-a-dia acabou. Vivemos um contexto sócio-político terrível que tira tudo que é possibilidade de pensar em um futuro melhor. Então, esse é o momento que temos que acionar esse botão da esperança, pois temos valores, inclusive destacados na bioética, que podem trazer de volta essa esperança para uma vida mais saudável e feliz", analisa Pessini.

A pró-reitora
de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Andrea Domingues, agradeceu a presença das autoridades, docentes e acadêmicos presentes. "O Léo Pessini, além de compor o corpo docente no Mestrado da Bioética da Univás, é um presente para toda comunidade acadêmica. Ele falou com propriedade para toda comunidade sobre esse tema tão importante do humanismo no nosso século. A presença dele ao nosso lado prova a qualidade de ensino da Univás, que é a segunda melhor Universidade Particular de Minas Gerais".

O coordenador do curso de Bioética da Univás, Marcos Mesquita Filho não poupou elogios ao palestrante e agradeceu a presença de todas as autoridades e acadêmicos no evento. "O Léo discute esse tema extremamente atual e necessário na atual conjuntura. Vivemos tantos conflitos na humanidade que discutir o humanismo é fundamental nesse momento", reflete o professor.

O professor Ronaldo Trindade, que atua na área de Antropologia no curso de Bioética, enalteceu a presença do renomado palestrante na Univás. "Léo Pessini é um dos maiores bioeticistas do mundo e hoje aborda essa questão que é nova mesmo nos grandes centros acadêmicos, que é pensar um momento posterior à ideia de humanidade, em um momento em que o corpo humano, esse composto biológico, não dá mais conta de explicar uma série de transformações que a gente vem vivendo na atualidade. Precisamos pensar como dentro desse mundo atual nossa ideia deve ser reformulada", avalia o educador.

O médico e professor
Augusto Castelli Von Atzingen, disse que a presença do professor Pessini na Univás cria oportunidade ímpar para discutir e abordar questões importantes da Bioética. Ele parabeniza todo o grupo do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Bioética (Nupebi) pela realização do evento. Léo Pessini lança nessa semana seu novo livro intitulado "Bioética no Século XXI: anseios, receios e devaneios" pela editora Loyola-SP.

Léo Pessini
Nascido no dia 14 de maio de 1955 em Santa Cantarina, Pessini fez os primeiros votos em 1975, a profissão perpétua em 1978 e foi ordenado sacerdote em 1980. Atualmente é o Superior Provincial do Brasil e um dos especialistas em Bioética mais conhecidos e respeitados no país.Licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou estudos de estudos em Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes's Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética.

Pessini é presidente das Organizações dos Religiosos Camilianos, que inclui 56 hospitais no Brasil. Fez parte da direção da International Association of Bioethics(1997-2005), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Equipe de Apoio do Observatório Pastoral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano).Foi diretor de duas revistas científicas e publicou mais de 20 livros sobre Bioética, Pastoral da Saúde e Humanização da Saúde. A preocupação pelo acompanhamento a pessoas no final da vida e suas famílias foi uma constante em sua vida. De fato, um dos seus primeiros ministérios foi a capelania do Hospital Clínico de São Paulo.