| Notícia do Colégio do Vale do Sapucaí
Data 02/05/2017 09:37:01
Pais do Anglo participam de palestra com renomado educador Júlio Machado

Um momento de parar, respirar e pensar na educação dos filhos. Assim foi a palestra "Para educar não basta amar", promovida pelo Colégio Anglo Pouso Alegre com o professor Júlio Machado, nesta sexta-feira, dia 28 de abril, às 19h30, no Anfiteatro da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). "Filhos precisam de pais (os pais não são os amiguinhos dos filhos) e pais não precisam dos filhos para serem amados. Os filhos tem respeitar os pais. Amar é secundário. O pai tem que amar o filho mas o filho tem que respeitar o pai. Os pais não podem viver reféns dos filhos para serem amados. Os pais normalmente ficam vendidos por causa da culpa, parecem que temos uma dívida enorme com os filhos desde o nascimento. Os pais tem que se colocar como pais e não terceirizar a educação. Não é só criar o filho como cria gado dando comida e vacina. Para educar de verdade é necessária vigilância, estratégia, aprendizagem, lidar com o sim e com o não, aprender para educar", conta o renomado palestrante.

Um dos pontos fortes da palestra foi o uso adequado da tecnologia. "Nós estamos percebendo que a tecnologia chegou e tomou seu espaço com muita rapidez. Há pouco tempo atrás não tínhamos Facebook, Whatssapp, e agora parece que a vida não pode existir sem eles. É inegável a importância dessas redes sociais mas tem que ser usadas com bom senso, com limite. O veneno em pequena dose é remédio e um chá numa dose elevada é tóxico. É preciso lidar com o celular de um jeito mais precavido, pois senão ele ocupa um espaço e tira coisas importantes da nossa vida. Os pais precisam aprender a orientar melhor seus filhos. Na hora do almoço, ninguém pega no celular que deve ficar numa cestinha. Não dá pra ficar digitando mensagens enquanto almoça. Outro detalhe, a casa onde a família mora é dos pais e não dos filhos. Os filhos estão na casa dos pais e tem um quarto cedido pra eles. Os filhos não podem ter direitos demais dentro da casa. Os pais não tem que dar felicidade para os filhos e sim conduta, exemplo e educação. O indivíduo tem que procurar ser bom que a felicidade vem naturalmente. A felicidade não é uma causa e sim um efeito", ensina Júlio Machado. Segundo ela, vários estudiosos, educadores, intelectuais e artistas estão colocando o pé no freio da tecnologia e entendendo seus males. "Psicólogos, que há dez anos atrás, estavam encantados com a Internet agora estão recuando e tentando colocar as coisas nos seus devidos eixos", conta.

A diretora do Anglo, Denise Morais, justificou a necessidade da palestra pela preocupação com a família. "Essa violência, as necessidades dos filhos nesse mundo moderno e tecnológico, traz preocupações para escola que está promovendo esse momento com esse renomado palestrante para trazer conselhos e sugestões importantes para os pais", conta. A mãe Sílvia Regina Pereira disse que a palestra foi muito importante para tirar um pouco do peso criado pelo mundo moderno em relação ao desenvolvimento dos filhos. "Essa palestra faz a gente pensar e entender que não basta só o amor, que é da criação natural não é suficiente. O tema é muito curioso e é fundamental estar aqui como mãe de uma adolescente. Precisamos estar atento a tudo neste mundo tão conturbado que vivemos".

A educadora Leila Fonseca prestigiou a palestra e analisou o momento atual entre pais e filhos. "É hora de não só as escolas particulares mas toda a comunidade fazer um grande movimento e pedir para as pessoas pararem para refletir sobre a educação dos filhos. Percebemos uma grande crise nas famílias. Só a união de todos vai conseguir sensibilizar e mostrar para nossos filhos um horizonte, que vale a pena sonhar e acreditar num futuro melhor. Precisamos resgatar os valores e princípios e fazer a diferença".

Para a psicóloga Ima Klechniowsky a saída para os conflitos do mundo moderno está na palavra humanização. "É um momento de humanizar. A tecnologia é uma coisa muito importante mas está sendo usada de forma inadequada. Hoje, as crianças e adolescentes estão resolvendo problemas com a tecnologia e ficando vulneráveis. É um momento de parar, pensar, de olhar no olho e sentir. Estamos fazendo aqui um trabalho preventivo e passar para os pais suas reais responsabilidades. O Anglo está sempre atento, antenado, a todas essas questões que afligem os pais e alunos", analisa.

A coordenadora do Ensino Médio, Ana Cristina Correa, conta como é a realidade atual dos alunos. "Vivemos uma realidade um pouco triste. Os alunos são viciados nessas novas tecnologias e infelizmente tem fugido do controle dos pais. Dentro do Anglo, mostramos para os alunos a forma correta de usar essas tecnologias como instrumentos de aprendizagem e conhecimento. Nessa palestra, entendemos que o mais importante é a essência, o olho no olho. Precisamos saber quem somos para depois usarmos melhor a tecnologia a nosso favor e não contra nós", avalia. O diretor executivo explica que a palestra vem de encontro a uma preocupação constante da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) com o bem estar dos seus alunos. "Estamos sempre preocupados em discutir e analisar os temas mais relevantes e atualizar os pais com relação à formação humana e educacional de seus filhos", ressalta.